As informações deste registro é histórico gerado em 08/03/2019 ás 17:42:39.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Theatro José de Alencar - TJA

O Theatro José de Alencar, inaugurado a 17 de junho de 1910 como um dos raros exemplares de arquitetura nacional de teatro jardim, foi tombado pelo IPHAN como Patrimônio Histórico Nacional em 1964 e restaurado completamente no período de 1989 a 1991 sendo, desde então, referência artística e turística nacional, além de desempenhar importantes papéis na vida cultural cearense.

Email: tja.comunica@gmail.com

Telefone Público: (85) 3101-2583

Endereço: Rua Liberato Barroso, 525 , 525, Praça José de Alencar, Centro, 60030-160, Fortaleza, CE

CEP: 60030-160

Logradouro: Rua Liberato Barroso, 525

Número: 525

Complemento: Praça José de Alencar

Bairro: Centro

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

Equipamento cultural da Secretaria de Cultura do Ceará, o Theatro José de Alencar é um exuberante exemplar da arquitetura de ferro no Brasil localizado no Centro de Fortaleza, e composto por vários espaços que integram este complexo cultural.
A edificação de 1910, o chamado teatro-monumento, é dividida em dois blocos. A sala de espetáculo propriamente dita está no segundo bloco. É a fachada mais conhecida, em arquitetura de ferro. Uma sala transparente, atravessada pela luz da cidade. Raro exemplar de teatro à italiana, uma vez que do palco se pode ver a rua. Nos quatro pisos, acomoda até 800 pessoas na platéia (térreo), balcão e frisas (segundo piso), camarotes (terceiro piso) e torrinha (quarto e último piso). A sala conta com quatro conjuntos de banheiro, dois no piso dos camarotes e mais dois no piso da torrinha. Sob o palco, o porão abriga quatro camarins, serviço de copa e salas de apoio da coordenação técnica e de som. Acima do palco, mais dois camarins. Entre um bloco e outro, um pátio interno, também usado como espaço cênico. No primeiro bloco, o foyer, estão o salão nobre nos altos, com capacidade para 120 pessoas; o saguão, café e bilheteria no térreo. Conta com dois conjuntos de banheiro. Ao lado da edificação de 1910, o jardim projetado pelo paisagista Burle Marx tem palco a céu aberto e também é usado como espaço cênico, acolhendo atividades em vários formatos. É um jardim com mais de 50 tipos de plantas dos cinco continentes. Está aberto no horário de funcionamento do TJA e conta com visita guiada específica aos domingos e feriados nos horários das 14h, 15h, 16h e 17h. Do outro lado da edificação de 1910, o Cena, mais conhecido como anexo. Abriga as atividades da direção, administração e produção do TJA mais um conjunto de espaços para atividades formativas (Sala de Canto Paulo Abel, Sala de Dança Hugo Bianchi, Sala de Música Jacques Klein e Sala de Teatro Nadir Papi Saboya), uma sala de leitura (Biblioteca Carlos Câmara), um espaço expositivo (Galeria Ramos Cotôco), um teatro de bolso (Teatro Morro do Ouro, com 90 lugares) e um pátio com palco a céu aberto, a Praça Mestre Pedro Boca Rica. Todos são usados também como espaços cênicos.