As informações deste registro é histórico gerado em 22/08/2022 ás 17:12:29.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Mestre Dodô - Reisado São Francisco

Mestre Dodô, é um mestre de Reisado cuja atuação começa ainda nos anos 1950, com apenas três anos de idade. Hoje, Com quase 70 anos de brincadeira, é um mestre que abarca experiências na liderança do grupo, na criação de peças e no compartilhamento de saberes que garantem a salvaguarda dessa tradição.

Email: mestredodofranciscojsilva@gmail.com

Telefone Público: (88) 98832-0903

Endereço: Rua Farias Brito, 480/476, entre avenida Salgueiro e avenida Aracaju, Romeirão, 63050-760, Juazeiro do Norte, CE

CEP: 63050-760

Logradouro: Rua Farias Brito

Número: 480/476

Complemento: entre avenida Salgueiro e avenida Aracaju

Bairro: Romeirão

Município: Juazeiro do Norte

Estado: CE

Descrição

Nascido em 10 de janeiro de 1950, no Sítio Gonçalo no Crato (CE), Francisco Joventino da Silva, mais conhecido como Mestre Dodô, nasceu em uma família de mestres e brincantes, fazendo com que aos três anos de idade, já tivesse brincado pela primeira vez e nunca mais tenha parado.

Discípulo de Mestre Matias, seu tio e padrinho, foi assumindo naturalmente a liderança do grupo, nas vezes em que ele não queria falar no microfone ou que não podia. Aos poucos, o jovem Dodô ia aprendendo o ofício de mestre.

Como Mestre, a primeira vez que se apresentou foi no dia 24 de março de 2001 na Igreja do Socorro em Juazeiro do Norte. E em suas palavras a coisa mais importante que um mestre tem que saber é que "em primeiro lugar em um grupo tem que ter é união", pensamento que vem repassando desde que assumiu o Reisado São Francisco.

Contando desde quando assumiu a liderança do grupo, foram inúmeras apresentações em Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Potengi, Várzea Alegre, Nova Olinda, Jardim, Brejo Santo, Limoeiro do Norte, Russas e Fortaleza. Fora do Ceará, se apresentou em Pernambuco nas cidades de: Salgueiro, Exu, Bodocó, Feitoria, Araripina. E na Paraíba na cidade de Sousa.

Além disso, foi convidado para participar de projetos tais como:

- Filme "Baile de Reis" produzido pelo Berro Filmes no ano de 2018;

- Álbum "Reisado São Francisco - vol. 1" produzido pela Carroça de Mamulengos, no ano de 2021;

- Livro-reportagem "O jaraguá caiu na cidade" produzido por Bibiana Belisário, no ano de 2021.

Vídeos