As informações deste registro é histórico gerado em 27/05/2019 ás 19:32:10.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Reisado São Francisco

REISADO SÃO FRANCISCO
O reisado são Francisco teve início em 2001, na cidade de Juazeiro do norte, com 16 brincantes.
Tendo como fundador Francisco Joventino da silva (mestre dodô).
Hoje é formado por 21 brincantes sendo eles:
mestre, rei, contra-mestre, ou 1º embaixador, 2º embaixador, 02 contra-passos, 02 contra-guias, 02 contra-gangeiros, 02 ganreirinhos, 02 tocadores, 02 mateus, 02 visitantes,

Email: mestredodofranciscojsilva@gmail.com

Telefone Público: (88) 98832-0903

Descrição

O Reisado São Francisco teve início em 2001, na cidade de Juazeiro do norte, com 16 brincantes. Tendo como fundador Francisco Joventino da silva (mestre Dodô).
Hoje é formado por 21 brincantes sendo eles: mestre, rei, contra-mestre, ou 1º embaixador, 2º embaixador, 02 contra-passos, 02 contra-guias, 02 contra-gangeiros, 02 ganreirinhos, 02 tocadores, 02 mateus, 02 visitantes, 02 bandeirinhas e um príncipe de reisado.
São 18 anos de amor e dedicação a cultura, com o objetivo de promover a troca de conhecimento entre os integrantes de reisado, e não deixar a tradição da cultura popular.
Francisco Joventino da silvaNão. O grupo encontra-se em condições precárias, buscando resgatar um espaço que possibilitem fazer os encontros semanais, pois os mesmo são desenvolvidos em um espaço ( Escola de EEFM João Alencar de Figueiredo ) cedido pelo município há cada quinze dias; fazendo com que a comunidade interaja e valorize a sua cultura local.
O Reisado São Francisco de forma esporádica recebe apoio em algumas apresentações pelo governo municipal Juazeiro do Norte, Secretaria de Cultura, Secretaria de Ação Social, SESC, BNB Banco do Nordeste;
O Reisado São Francisco enfrenta o desafio de manter a estrutura do grupo. A manutenção do grupo é feita entre os componentes que se mobilizam com recurso próprio para compra das vestes e acessórios do mesmo. O grupo é composto por 24 integrantes sendo que 10 moram em casa própria e 14 integrantes. Os integrantes de seu reisado trabalham com renda salarial, cinco são adolescentes, 13 são aposentados:
Reisado São Francisco reúne seu grupo a cada 15 dias, nestes encontros é discutido o desinteresse de cada componente individual, onde são repreendidos pelo mestre e orientados a não deixar as brincadeiras perderem seu encanto e sua tradição.

Através da vivência dos integrantes dentro do próprio grupo, com os componentes, entre eles 03 crianças e 02 adolescentes, integrando os ensaios onde há a troca de função e instrumento, possibilitando o aprendizado naturalmente;
Mestre Dodô é o Reisado mais tradicional de Juazeiro do Norte, preserva algumas características que são únicas em seu folguedo. Se apresenta ao som de violão e é o único que mantém o coro de vozes afinado inclusive com duetos em terças, mantém o seu grupo com doçura e rigorosidade, preservando saberes com bela elegância. O reisado São Francisco é o único só de homens e a maioria de seus integrantes são senhores da terceira idade. O Reisado São Francisco é uma sala de aula impar dentro do Cariri.
Criar um Museus orgânico , onde possibilite o mestre fazer a transmissão dos seus saberes, que através desse espaço seja gerado renda, trabalho e valorização cultural ;fazendo com que seja criado um meio de sustentabilidade para o grupo e a comunidade como todo. haja vista a aproximação com toda a comunidade jovem e adolescente através desse espaço MUSEU.

Mestre Dodô é herdeiro do Reisado Franciscanos que foi criado em 1936 no sitio Gonçalo município de Crato Ceara, fundado pelo Mestre Zé Matias, com 16 integrantes sendo 5 adultos 11 crianças entre jovens adolescentes; em 1998 o grupo segue liderado por Francisco Joventino da Silva ( Mestre Dodô) e recebe um novo nome Reisado São Francisco, com alguns integrantes do reisado dos Franciscanos. Hoje o Grupo é composto por 5 crianças, 11 homens.

O Reisado dança homens por pessoas da terceira idade um dos motivos que favorece que o grupo seja tão original e belo na preservação dos saberes tradicionais.

O grupo desde sua fundação que mantém apresentações continuas, preserva o habito de fazer as rezas e divinos nas renovações (festas tradicional de Juazeiro do Norte ao sagrado coração de jesus) e integra o calendário de apresentação do município e dos órgãos de cultura da cidade.

Um reisado quando se apresenta com toda sua beleza, desperta o encanto de seus brincantes e também das novas gerações o que é fundamental para a perpetuação dos folguedos de tradição.


Mestre Dodô é a liderança de um grupo de vinte e uma pessoas.
Francisco Paulino da Silva: Contra Guia Reisado São Francisco
Ivanildo Joventino da Silva: 2º Embaixador Reisado São Francisco
Francisco Vicente de Freitas: Tocador de viola Reisado São Francisco
João Paulino Dutra: Contra Passo Reisado São Francisco
Antônio Justino da Silva: Rei Reisado São Francisco
Expedito Vicente da Silva: Contra Passo Reisado São Francisco
Francisco Joventino da Silva: Mestre Reisado São Francisco
João Joventino da Silva: Contra Mestre Reisado São Francisco
Cosmo Felix da Silva: Mateu Reisado São Francisco
Luiz Matias da Silva: Tocador de viola Reisado São Francisco
Maria Joventina de Freitas: Brincante Coco São Francisco
Josefa Justino da Silva: Brincante Coco São Francisco
Francisca Felix da Silva: Brincante Coco São Francisco
Maria Ferreira da Silva: Brincante Coco São Francisco
João Manoel de Sousa: Brincante Coco São Francisco
Maria Matias dos Santos: Brincante Coco São Francisco
Maria Joventina de Freitas: Brincante Coco São Francisco
D. Maria: Costureira
Terezinha: Costureira
Francisco Joventino da Silva: Confecção de adereços
Antônia Perpetua da Silva: Organização e apoio
João Joventino da Silva: Técnico Manutenção
Francisco Joventino da Silva: Finanças
É feito um serviço socioeconômico, como geração de renda através das apresentações culturais e artísticas, confecção de adereços e vestes do grupo . Haja vista a interação na comunidade com encontros voltados a jovens, adolescentes com temas direcionados as drogas, a saúde e a cultural local do município.

Vídeos