As informações deste registro é histórico gerado em 06/09/2023 ás 13:03:16.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Ponto de Memória literária Farias Brito

O Ponto de Memória da Ibiapaba Farias Brito, é um coletivo e Ponto de Cultura da Secretaria Estadual da Cultura, Lei nº 16.602, (D.O 04.07.2018), Política Estadual Cultura Viva.
O foco central do Ponto é trabalhar a educação patrimonial. Sua finalidade é a produção literária do folclore ibiapabano e a realização de atividades itinerantes tendo como suporte contos, lendas e histórias locais.

Email: pmlifariasbrito2009@outlook.com

Telefone Público: (88) 99906-4406

Descrição

O Ponto de Memória da Ibiapaba Farias Brito é um espaço educativo de convivência e dialogo entre pesquisadores, escritores, historiadores e publico em geral voltado a construção de iniciativa individuais e coletivas de pesquisa, publicação, exposição, além de de acervos e coleções entre outras politicas publicas que garantam o pleno acesso de todos aos seus bens e serviços.
Seu nome homenageia o ibiapabano, nascido na cidade de São Benedito “Raimundo de Farias Brito”, renomado escritor e filósofo brasileiro, sendo considerado como um dos maiores nomes do pensamento filosófico do país.
O bjetivo principal da iniciativa é garantir a preservação e salvaguarda da memória oral através do registro em documento escrito como acervo literário regional, bem como incentivar novas produções lietrarias e outros formatos de transmissão dos saberes e fazeres do território.
De forma itinerante, o projeto realiza atividades lúdicas de forma itinerante em escolas, associações, bibliotecas e entidades culturais de toda a região da Ibiapaba. O objetivo é leva narrativas de contos e lendas locais em forma de contação de histórias, leituras dinâmicas, teatro de sombra, rodas de ciranda, palestras, oficinas e colóquios culturais.
A proposta é a difusão da cultura local através da publicações com temática da região,
Um dos projetos da iniciação estã a publicação dos livros da Coleção Contos e Lendas que retrata o folclore da região. Os livros foram distribuídos e são amplamente trabalhado em toda as cidades da serra, possibilitando o conhecimento e entendimento das lendas locais como estratégia para apropriar da cultura e compreensão sobre a conexão entre hábitos contemporâneos e os costumes e tradições ligados à ancestralidade.
A missão do ponto o reconhecimento e valorização dos escritores e temas locais, bem como contribuir na ampliação do acervo literário de títulos ibiapabano, cearense e brasileiro.

Vídeos