Coletivo

Ponto de Memória da Ibiapaba Farias Brito

Descrição curta

O Ponto de Memória da Ibiapaba Farias Brito, é um coletivo e Ponto de Cultura da Secretaria Estadual da Cultura, Lei nº 16.602, (D.O 04.07.2018), Política Estadual Cultura Viva.
O foco central do Ponto é trabalhar a educação patrimonial. Sua finalidade é a produção literária do folclore ibiapabano e a realização de atividades itinerantes tendo como suporte contos, lendas e histórias locais.

E-mail: pmlifariasbrito2009@outlook.com

Telefone Público: (88) 98881-4304

Endereço:

Estado: CE

Município:

CEP: 62320-000

Logradouro: Rua Eduardo Coelho Moita

Número: s/n

Complemento: Praça do Laurão

Bairro: Laurão

Descrição

O Ponto Memória da Ibiapaba Farias Brito é Ponto de Cultura do Ceará, reconhecido pela Secretaria Estadual da Cultura do Ceará, Lei Estadual nº 16.602, (D.O 04.07.2018 - Política Estadual Cultura Viva). O coletivo informal reuni diversos profissionais da cultura entre escritores, historiadores, contadores de história e brincantes de grupos da cultura popular.
As atividades acontecem de duas formas distintas, através do atendimento no espaço da biblioteca Farias Brito, pesquisa, leitura, empréstimo e doação de livros; e através da realização de atividades lúdicas itinerantes com contação de histórias, cantigas de roda, teatro de sombras, fantoches, marionetes, apresentações artísticas dos grupos, oficinas, saraus de poesias, bazar literário e exposição doação de livros de autores locais em escolas, bibliotecas, entidades culturais e eventos culturais de toda região da Ibiapaba. O coletivo trabalha ainda com os grupos de cultura popular, (dramas, São Gonçalo e Reisado).
O objetivo é contribuir para a democratização do acesso ao livro e a leitura, estimulando a Formação de leitores e a produção de novas obras e conteúdos, com foco no local. Trabalha ainda a educação patrimonial para a apropriação da cultura, identidade e memória coletiva, como forma de empoderamento da comunidade, criando mecanismos de desenvolvimento social, potencialização de talentos, emancipação pela prática cidadã, instigando o afloramento de ações inovadoras, criativas e propositivas. A finalidade e o reconhecimento e a valorização do legado cultural da região como ação perene de salvaguarda e de contribuição para o fortalecimento do patrimônio cultural brasileiro.

Vídeos

Galeria

1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14  15  16  Próxima página
evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar