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A Dança, folga ou função de São Gonçalo é uma das inúmeras manifestações tradicionais
que compõe ao lado das Folias de Reis, Congadas, Cavalhadas e Moçambiques, o rico mosaico
do catolicismo popular brasileiro. A manifestação é uma dança votiva ao frade dominicano, São
Gonçalo do Amarante, santo de origem portuguesa, trazida ao Brasil na época da colonização,
pela missão jesuíta. Várias histórias envolvem a figura de São Gonçalo, que segundo relatos orais
convertia prostitutas dançando e cantando com elas. Apesar de ser uma festa religiosa, tem
características profana.

Email: mestraexpedita.ttiangua@gmail.com

Telefone Público: (88) 8150-7425

Descrição

Croatá é uma localidade rural situada no Município de Tianguá, na Zona Norte do Estado do
Ceará, uma comunidade que teve influencia portuguesa, ameríndias, francesa e holandesa, devido
a presença desses povos durante a colonização do Ceará. Na localidade a dança é realizada
como ato de devoção, caracterizando-se pelo respeito ao santo, presente no próprio ato de
dançar, no ato de andar de joelho até o altar, nas oferendas e nas reverências ao santo com o
beijamento da fita que prendem a imagem. De acordo com depoimentos orais de membros da
comunidade, não se sabe ao certo o período que surgiu a devoção ao santo, porém nos versos
cantados durante a dança, existe alusão à Tribo dos Carirés, (nação indígena que habitou a
Ibiapaba e que foi catequizada pela missão jesuíta em meados de 1607).
Realizada por pessoas simples (agricultoras e donas de casa), essa manifestação da
cultura popular uni no seu fazer, crianças, jovens, idosos e adultos diante da devoção a um santo
pouco difundido pela igreja local, revelando através da exposição pública formas distintas de
devoção, que transmite mensagens do sagrado e do profano no mesmo ato.
A coreografia é feita com batidas de palmas, canto e música, composta por duas fileiras
de mulheres, com 12 pares cada uma, um jovem vestido de São Gonçalo, tocadores e a mariposa
que conduz a dança do começo ao fim, sendo responsável por todos os atos. As variações
coreográficas consistem na ida das fileiras até o altar, para reverenciar São Gonçalo,
movimentação das fileiras: frente a frente, rodas e sapateados de acordo com os versos da
função, cantada pela mariposa e respondida pelas dançarinas, sempre acompanhado pelo som da
rabeca, sanfona e trianguloO grupo é formado por mulheres comuns (agricultoras e mães de família), 24 mulheres
divididas em duas fileiras composta por doze pares cada uma, que seguram um arco decorado
com fitas, tendo apenas um homem que representa São Gonçalo e uma senhora que marca as
movimentações, a Mariposa: responsável pelos cantos e a condução de São Gonçalo até o altar,
ela orienta o grupo do começo ao fim. Vestidas iguais com saias que desce quase até os pés e
blusas de mangas compridas, decote rente ao pescoço e um chapéu enfeitado de fitas, a
simplicidade dos denunciam a sua procedência da roça.
A manifestação tem diferentes formatos e coreografias de acordo com a região do país.
Na
localidade de Croatá a dança é realizada como ato de devoção, caracterizando-se pelo respeito ao
santo, presente no próprio ato de dançar, no ato de andar de joelho até o altar, nas oferendas e
nas reverências ao santo com o beijamento da fita que prendem a imagem
A coreografia é animada por tocadores de rabeca, sanfona e triangulo (que não tomam parte
da dança) acompanhado pelas integrantes do grupo que cantam os versos da função de São
Gonçalo, as senhoras, moças e crianças fazem evoluções com os arcos, em frente ao altar, sob o
comando da mariposa.
As variações coreográficas consistem na ida das fileiras até o altar, para reverenciar São
Gonçalo, movimentação das fileiras: frente a frente, rodas e sapateados de acordo com os versos
da função, acompanhadas por batidas de palmas, canto e música, cantada pela mariposa e
respondida pelas dançarinas, sempre acompanhado pelo som da rabeca, sanfona e triangulo.
Outras evoluções coreográficas são realizadas, são as voltas e o beijamento, onde todos, inclusive
o público que está assistindo vão aos pares se ajoelhar diante do altar e beijar a fita do santo.

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