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Cultura Popular

Descrição curta

A Dança, folga ou função de São Gonçalo é uma das inúmeras manifestações tradicionais
que compõe ao lado das Folias de Reis, Congadas, Cavalhadas e Moçambiques, o rico mosaico
do catolicismo popular brasileiro. A manifestação é uma dança votiva ao frade dominicano, São
Gonçalo do Amarante, santo de origem portuguesa, trazida ao Brasil na época da colonização,
pela missão jesuíta. Várias histórias envolvem a figura de São Gonçalo, que segundo relatos orais
convertia prostitutas dançando e cantando com elas. Apesar de ser uma festa religiosa, tem
características profana.

E-mail: mestraexpedita.ttiangua@gmail.com

Telefone Público: (88) 8150-7425

Descrição

Croatá é uma localidade rural situada no Município de Tianguá, na Zona Norte do Estado do
Ceará, uma comunidade que teve influencia portuguesa, ameríndias, francesa e holandesa, devido
a presença desses povos durante a colonização do Ceará. Na localidade a dança é realizada
como ato de devoção, caracterizando-se pelo respeito ao santo, presente no próprio ato de
dançar, no ato de andar de joelho até o altar, nas oferendas e nas reverências ao santo com o
beijamento da fita que prendem a imagem. De acordo com depoimentos orais de membros da
comunidade, não se sabe ao certo o período que surgiu a devoção ao santo, porém nos versos
cantados durante a dança, existe alusão à Tribo dos Carirés, (nação indígena que habitou a
Ibiapaba e que foi catequizada pela missão jesuíta em meados de 1607).
Realizada por pessoas simples (agricultoras e donas de casa), essa manifestação da
cultura popular uni no seu fazer, crianças, jovens, idosos e adultos diante da devoção a um santo
pouco difundido pela igreja local, revelando através da exposição pública formas distintas de
devoção, que transmite mensagens do sagrado e do profano no mesmo ato.
A coreografia é feita com batidas de palmas, canto e música, composta por duas fileiras
de mulheres, com 12 pares cada uma, um jovem vestido de São Gonçalo, tocadores e a mariposa
que conduz a dança do começo ao fim, sendo responsável por todos os atos. As variações
coreográficas consistem na ida das fileiras até o altar, para reverenciar São Gonçalo,
movimentação das fileiras: frente a frente, rodas e sapateados de acordo com os versos da
função, cantada pela mariposa e respondida pelas dançarinas, sempre acompanhado pelo som da
rabeca, sanfona e trianguloO grupo é formado por mulheres comuns (agricultoras e mães de família), 24 mulheres
divididas em duas fileiras composta por doze pares cada uma, que seguram um arco decorado
com fitas, tendo apenas um homem que representa São Gonçalo e uma senhora que marca as
movimentações, a Mariposa: responsável pelos cantos e a condução de São Gonçalo até o altar,
ela orienta o grupo do começo ao fim. Vestidas iguais com saias que desce quase até os pés e
blusas de mangas compridas, decote rente ao pescoço e um chapéu enfeitado de fitas, a
simplicidade dos denunciam a sua procedência da roça.
A manifestação tem diferentes formatos e coreografias de acordo com a região do país.
Na
localidade de Croatá a dança é realizada como ato de devoção, caracterizando-se pelo respeito ao
santo, presente no próprio ato de dançar, no ato de andar de joelho até o altar, nas oferendas e
nas reverências ao santo com o beijamento da fita que prendem a imagem
A coreografia é animada por tocadores de rabeca, sanfona e triangulo (que não tomam parte
da dança) acompanhado pelas integrantes do grupo que cantam os versos da função de São
Gonçalo, as senhoras, moças e crianças fazem evoluções com os arcos, em frente ao altar, sob o
comando da mariposa.
As variações coreográficas consistem na ida das fileiras até o altar, para reverenciar São
Gonçalo, movimentação das fileiras: frente a frente, rodas e sapateados de acordo com os versos
da função, acompanhadas por batidas de palmas, canto e música, cantada pela mariposa e
respondida pelas dançarinas, sempre acompanhado pelo som da rabeca, sanfona e triangulo.
Outras evoluções coreográficas são realizadas, são as voltas e o beijamento, onde todos, inclusive
o público que está assistindo vão aos pares se ajoelhar diante do altar e beijar a fita do santo.

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Publicado por

Mestra Expedita Moreira dos Santos

Mestra Expedita coordena o grupo de Dança de São Gonçalo da Comunidade de Croatá, o objetivo é perpetuar a tradição, não como uma manifestação religiosa, mas enquanto manifestação cultural que perdurou na comunidade por várias décadas, sendo uma representação simbólica de nossa herança cultural do período da colonização, trazida pelos portugueses.

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