Individual

Mestra Expedita Moreira dos Santos

Descrição curta

Mestra Expedita coordena o grupo de Dança de São Gonçalo da Comunidade de Croatá, o objetivo é perpetuar a tradição, não como uma manifestação religiosa, mas enquanto manifestação cultural que perdurou na comunidade por várias décadas, sendo uma representação simbólica de nossa herança cultural do período da colonização, trazida pelos portugueses.

Dados Pessoais

E-mail Público: mestraexpedita.ttiangua@gmail.com

Telefone Público: (88) 9255-3497

Descrição

A Dança, folga ou função de São Gonçalo é uma das inúmeras manifestações tradicionais que compõe ao lado das Folias de Reis, Congadas, Cavalhadas e Moçambiques, o rico mosaico do catolicismo popular brasileiro. A manifestação é uma dança votiva ao frade dominicano, São Gonçalo do Amarante, santo de origem portuguesa, trazida ao Brasil na época da colonização, pela missão jesuíta. Várias histórias envolvem a figura de São Gonçalo, que segundo relatos orais convertia prostitutas dançando e cantando com elas. Apesar de ser uma festa religiosa, tem características profana.
Croatá é uma localidade rural situada no Município de Tianguá, na Zona Norte do Estado do Ceará, uma comunidade que teve influencia portuguesa, ameríndias, francesa e holandesa, devido a presença desses povos durante a colonização do Ceará. Na localidade a dança é realizada como ato de devoção, caracterizando-se pelo respeito ao santo, presente no próprio ato de dançar, no ato de andar de joelho até o altar, nas oferendas e nas reverências ao santo com o beijamento da fita que prendem a imagem. De acordo com depoimentos orais de membros da comunidade, não se sabe ao certo o período que surgiu a devoção ao santo, porém nos versos cantados durante a dança, existe alusão à Tribo dos Carirés, (nação indígena que habitou a Ibiapaba e que foi catequizada pela missão jesuíta em meados de 1607).
Realizada por pessoas simples (agricultoras e donas de casa), essa manifestação da cultura popular uni no seu fazer, crianças, jovens, idosos e adultos diante da devoção a um santo pouco difundido pela igreja local, revelando através da exposição pública formas distintas de devoção, que transmite mensagens do sagrado e do profano no mesmo ato.
A coreografia é feita com batidas de palmas, canto e música, composta por duas fileiras de mulheres, com 12 pares cada uma, um jovem vestido de São Gonçalo, tocadores e a mariposa que conduz a dança do começo ao fim, sendo responsável por todos os atos. As variações coreográficas consistem na ida das fileiras até o altar, para reverenciar São Gonçalo, movimentação das fileiras: frente a frente, rodas e sapateados de acordo com os versos da função, cantada pela mariposa e respondida pelas dançarinas, sempre acompanhado pelo som da rabeca, sanfona e triangulo.
O grupo é formado por mulheres comuns (agricultoras e mães de família), 24 mulheres divididas em duas fileiras composta por doze pares cada uma, que seguram um arco decorado com fitas, tendo apenas um homem que representa São Gonçalo e uma senhora que marca as movimentações, a Mariposa: responsável pelos cantos e a condução de São Gonçalo até o altar, ela orienta o grupo do começo ao fim. Vestidas iguais com saias que desce quase até os pés e blusas de mangas compridas, decote rente ao pescoço e um chapéu enfeitado de fitas, a simplicidade dos denunciam a sua procedência da roça.
A manifestação tem diferentes formatos e coreografias de acordo com a região do país. Na localidade de Croatá a dança é realizada como ato de devoção, caracterizando-se pelo respeito ao santo, presente no próprio ato de dançar, no ato de andar de joelho até o altar, nas oferendas e nas reverências ao santo com o beijamento da fita que prendem a imagem
A coreografia é animada por tocadores de rabeca, sanfona e triangulo (que não tomam parte da dança) acompanhado pelas integrantes do grupo que cantam os versos da função de São Gonçalo, as senhoras, moças e crianças fazem evoluções com os arcos, em frente ao altar, sob o comando da mariposa.
As variações coreográficas consistem na ida das fileiras até o altar, para reverenciar São Gonçalo, movimentação das fileiras: frente a frente, rodas e sapateados de acordo com os versos da função, acompanhadas por batidas de palmas, canto e música, cantada pela mariposa e respondida pelas dançarinas, sempre acompanhado pelo som da rabeca, sanfona e triangulo. Outras evoluções coreográficas são realizadas, são as voltas e o beijamento, onde todos, inclusive o público que está assistindo vão aos pares se ajoelhar diante do altar e beijar a fita que pende do santo.
As apresentações são realizadas no terreiro, (de terra batida) da casa da mariposa decorados com bandeiras coloridas e fitas, tendo ao centro o altar com a imagem do santo, enfeitado com um arco, onde é colocada a penca de São Gonçalo (laranjas, bananas, abacaxi), no altar é colocada, barquinhos, (recobertos com papel de seda em franjas) e uma igrejinha (feita de papelão) alem das varias oferendas adquiridas durante o dia nas visitas realizadas pelas crianças e jovens as casas de famílias do lugar, essas oferendas são leiloadas no final da função de São Gonçalo, como forma de arrecadar fundos para o grupo.
No meio da dança há uma parada para a janta, momento de descanso para os devoto-dançarinos, os tocadores e a mariposa, neste momento é servido o jantar. Após o jantar tem início o leilão, momento de socialização da platéia com os devotos, realizado com muita descontração e alegria, onde pessoas mais bastadas arrematam as prendas e oferecem aos mais simples. Assim a iniciativa é antes de tudo uma forma de repasse de cultura, de lazer e acesso as tradições esquecidas pela falta de políticas públicas que as favoreçam.
A manifestação contribuir de forma significativa para o entendimento da historiografia no tocante a reconstituição de nossas manifestações populares, pois alem de reproduzir passos, gestos e meneios da tradição européia da Idade Média, manifestada no Brasil como festas das massas populares, tem também uma função social (pois introjetar valores e normas), além de garantir o repasse de costumes e tradições da comunidade.

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