Individual
Mestra Expedita Moreira dos Santos
Dados Pessoais
E-mail Público: mestraexpedita.ttiangua@gmail.com
Telefone Público: (88) 9255-3497
Descrição
A Dança, folga ou função de São Gonçalo é uma das inúmeras manifestações tradicionais que compõe ao lado das Folias de Reis, Congadas, Cavalhadas e Moçambiques, o rico mosaico do catolicismo popular brasileiro. A manifestação é uma dança votiva ao frade dominicano, São Gonçalo do Amarante, santo de origem portuguesa, trazida ao Brasil na época da colonização, pela missão jesuíta. Várias histórias envolvem a figura de São Gonçalo, que segundo relatos orais convertia prostitutas dançando e cantando com elas. Apesar de ser uma festa religiosa, tem características profana.Croatá é uma localidade rural situada no Município de Tianguá, na Zona Norte do Estado do Ceará, uma comunidade que teve influencia portuguesa, ameríndias, francesa e holandesa, devido a presença desses povos durante a colonização do Ceará. Na localidade a dança é realizada como ato de devoção, caracterizando-se pelo respeito ao santo, presente no próprio ato de dançar, no ato de andar de joelho até o altar, nas oferendas e nas reverências ao santo com o beijamento da fita que prendem a imagem. De acordo com depoimentos orais de membros da comunidade, não se sabe ao certo o período que surgiu a devoção ao santo, porém nos versos cantados durante a dança, existe alusão à Tribo dos Carirés, (nação indígena que habitou a Ibiapaba e que foi catequizada pela missão jesuíta em meados de 1607).
Realizada por pessoas simples (agricultoras e donas de casa), essa manifestação da cultura popular uni no seu fazer, crianças, jovens, idosos e adultos diante da devoção a um santo pouco difundido pela igreja local, revelando através da exposição pública formas distintas de devoção, que transmite mensagens do sagrado e do profano no mesmo ato.
A coreografia é feita com batidas de palmas, canto e música, composta por duas fileiras de mulheres, com 12 pares cada uma, um jovem vestido de São Gonçalo, tocadores e a mariposa que conduz a dança do começo ao fim, sendo responsável por todos os atos. As variações coreográficas consistem na ida das fileiras até o altar, para reverenciar São Gonçalo, movimentação das fileiras: frente a frente, rodas e sapateados de acordo com os versos da função, cantada pela mariposa e respondida pelas dançarinas, sempre acompanhado pelo som da rabeca, sanfona e triangulo.
O grupo é formado por mulheres comuns (agricultoras e mães de família), 24 mulheres divididas em duas fileiras composta por doze pares cada uma, que seguram um arco decorado com fitas, tendo apenas um homem que representa São Gonçalo e uma senhora que marca as movimentações, a Mariposa: responsável pelos cantos e a condução de São Gonçalo até o altar, ela orienta o grupo do começo ao fim. Vestidas iguais com saias que desce quase até os pés e blusas de mangas compridas, decote rente ao pescoço e um chapéu enfeitado de fitas, a simplicidade dos denunciam a sua procedência da roça.
A manifestação tem diferentes formatos e coreografias de acordo com a região do país. Na localidade de Croatá a dança é realizada como ato de devoção, caracterizando-se pelo respeito ao santo, presente no próprio ato de dançar, no ato de andar de joelho até o altar, nas oferendas e nas reverências ao santo com o beijamento da fita que prendem a imagem
A coreografia é animada por tocadores de rabeca, sanfona e triangulo (que não tomam parte da dança) acompanhado pelas integrantes do grupo que cantam os versos da função de São Gonçalo, as senhoras, moças e crianças fazem evoluções com os arcos, em frente ao altar, sob o comando da mariposa.
As variações coreográficas consistem na ida das fileiras até o altar, para reverenciar São Gonçalo, movimentação das fileiras: frente a frente, rodas e sapateados de acordo com os versos da função, acompanhadas por batidas de palmas, canto e música, cantada pela mariposa e respondida pelas dançarinas, sempre acompanhado pelo som da rabeca, sanfona e triangulo. Outras evoluções coreográficas são realizadas, são as voltas e o beijamento, onde todos, inclusive o público que está assistindo vão aos pares se ajoelhar diante do altar e beijar a fita que pende do santo.
As apresentações são realizadas no terreiro, (de terra batida) da casa da mariposa decorados com bandeiras coloridas e fitas, tendo ao centro o altar com a imagem do santo, enfeitado com um arco, onde é colocada a penca de São Gonçalo (laranjas, bananas, abacaxi), no altar é colocada, barquinhos, (recobertos com papel de seda em franjas) e uma igrejinha (feita de papelão) alem das varias oferendas adquiridas durante o dia nas visitas realizadas pelas crianças e jovens as casas de famílias do lugar, essas oferendas são leiloadas no final da função de São Gonçalo, como forma de arrecadar fundos para o grupo.
No meio da dança há uma parada para a janta, momento de descanso para os devoto-dançarinos, os tocadores e a mariposa, neste momento é servido o jantar. Após o jantar tem início o leilão, momento de socialização da platéia com os devotos, realizado com muita descontração e alegria, onde pessoas mais bastadas arrematam as prendas e oferecem aos mais simples. Assim a iniciativa é antes de tudo uma forma de repasse de cultura, de lazer e acesso as tradições esquecidas pela falta de políticas públicas que as favoreçam.
A manifestação contribuir de forma significativa para o entendimento da historiografia no tocante a reconstituição de nossas manifestações populares, pois alem de reproduzir passos, gestos e meneios da tradição européia da Idade Média, manifestada no Brasil como festas das massas populares, tem também uma função social (pois introjetar valores e normas), além de garantir o repasse de costumes e tradições da comunidade.
Vídeos
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Mestra Expedita Dança de São Gonçalo
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MESTRA EXPEDITA
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