As informações deste registro é histórico gerado em 01/10/2023 ás 22:41:51.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Coletivo AudioVisual do Titanzinho - Cine Ser Ver Luz

O Coletivo AudioVisual do Titanzinho vem atuando em aliança com a Associação de Moradores na organização das Mostras AudioVisuais e do cineclube Cine Ser Ver Luz, na perspectiva de encontrar meios para a produção audiovisual local, entendendo-a como possibilidade de inventar outros modos de visibilizar o bairro e seus moradores.

Site: https://cineclubeserverluz.wordpress.com/

Email: pesquisacoletivoaudiovisual@gmail.com

Telefone Público: (85) 9913-9786

Descrição

O Coletivo AudioVisual do Titanzinho vem atuando em aliança com a Associação de Moradores na organização das Mostras AudioVisuais e do cineclube Cine Ser Ver Luz, na perspectiva de encontrar meios para a produção audiovisual local, entendendo-a como possibilidade de inventar outros modos de visibilizar o bairro e seus moradores, considerando a promoção da expressão artística de suas singularidades e os modos de intervir e resistir presentes no cotidiano da comunidade.

Com a organização de curadorias, a criação de um carrinho, nomeado pelos jovens de Carrim das Artes, e a proposta de fomentar a produção alternativa, o Coletivo vem proporcionando, em especial, a circulação de produções nacionais, regionais e cearenses, viabilizando a projeção e a sonorização de filmes, vídeos e curtas com as ruas e praças do bairro e o Farol do Mucuripe, o farol antigo da cidade. Além disso, o processo de criação audiovisual oferece aos envolvidos possibilidades de análise e observação de si e do ambiente onde vivem, trazendo à tona modos de ser e habitar a comunidade, um exercício também propiciado pela experiência oferecida durante a preparação das sessões e mostras audiovisuais.

As sessões experimentais do Cineclube Ser Ver Luz iniciaram, ainda em 2014, com ruas e praças, no Farol e na Associação de Moradores do Titanzinho (AMT), no bairro Serviluz. A primeira sessão teve a exibição do vídeo O Pessoal da São José, realizado pelo Coletivo, fruto das intervenções urbanas e audiovisuais com a rua São José. Nessa rua, vivem algumas das moradoras mais antigas do bairro. Dona Justa e as vizinhas Rosa e Berê descrevem no vídeo o Serviluz de outros tempos, quando tudo começou para aqueles que desafiaram a areia da praia, levantaram casa e constituíram família nesse território.

Um cinema sem paredes vem afirmando as experiências de exibição com as ruas São José, General Titan, Leite Barbosa, Pontamar e Vicente de Castro, as Praças São Francisco, Tiago Dias e da Estiva, o Farol antigo e a Associação de Moradores do Titanzinho. A aprovação do projeto do cineclube no Edital de Cinema e Vídeo da Secretaria da Cultura do Ceará – Secult-CE, nas edições de 2014 e 2015, potencializou as ações do Cine, que passou a exibir filmes nacionais, regionais e da produção cearense, bem como animações, documentários e ficção em diferentes regiões do bairro. Para as sessões, também foram convidados os grupos de teatro Dito & Feito e o Coletivo Verde Luz, que realizaram apresentações de abertura e/ou encerramento.

Vídeos