As informações deste registro é histórico gerado em 06/10/2024 ás 00:05:21.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Coletivo Encantarias

O Coletivo Encantarias consiste em um grupo cultural e Ponto de Cultura criado para a produção e difusão de bens culturais relacionados a cultura afro-brasileira, em especial dos Povos de Terreiro do interior do Ceará. O Coletivo possui abrangência nos Municípios de Trairi e Itapipoca, tendo se constituído em torno do Projeto Literário A Mística dos Encantados e da trajetória de Mestra Maria Toinha.

Site: https://www.amisticadosencantados.com.br

Email: casadeculturamariatoinha@gmail.com

Telefone Público: (85) 98159-8135

Descrição

O Coletivo Encantarias se constitui como um coletivo cultural interessado no fazer artístico/poético/político/encantado em torno da trajetória de Mãe Maria Toinha, do Projeto Literário A Mística dos Encantados e dos Terreiros de Umbanda no interior cearense, em Trairi. Mãe Maria Toinha se afirma como mulher negra, interiorana, retirante da seca de 1958 do Ceará, agricultora, escritora e mãe de santo nas Umbandas Cearenses há mais de 70 anos. Seu trabalho como contadora de histórias de Terreiro no município de Trairi, precisamente no Povoado Campo de Canaan, inspirou a costura dos livros A Mística dos Encantados (2020), Caminhos Encantados (2021), Lavagem Encantada (2022) e Sonhaçu (2024), todos publicados pela Editora Edições e Publicações através do Projeto Literário A Mística dos Encantados (2016). O referido Projeto Literário foi idealizado a partir das experimentações literárias, andanças universitárias e sonhos de Mãe Maria Toinha e Marcos Andrade. Ambos coordenam a iniciativa, costurando os livros, os cursos e oficinas produzidas a partir das memórias, poéticas e do sagrado de Mãe Maria Toinha.

Atualmente o Coletivo Encantarias é construído na perspectiva de contemplar múltiplas linguagens artísticas, entre elas, literatura, música, ilustração, fotografia, artesanato. As ações do Coletivo abrangem também cursos, oficinas, palestras, produção e lançamentos de livros e outros materiais acadêmicos e literários, e a produção artesanal de abayomis e cavalos de pano.

As atividades realizadas no âmbito do Coletivo encruzilham diversos eixos na medida em que partem do resgate dos saberes e memórias cultivadas por Mãe Maria Toinha em suas narrativas/escritas de/no terreiros. Desta forma, os saberes afro-ameríndios cultivados nos terreiros de umbanda cearenses por Maria Toinha são constitutivos das práticas culturais realizadas pelo Coletivo Encantarias. O nome do Coletivo foi escolhido justamente com o intuito de marcar a memória, os saberes e conhecimentos tradicionais dos povos de terreiro do Ceará, bem como incentivar a valorização destas expressões culturais não hegemônicas e amplamente marcadas pelo preconceito e racismo religioso.
Fazem parte do Coletivo Encantarias Mestra Maria Toinha, Marcos Andrade, Jefferson Sousa, Kasio Barbosa, Rosilene Aires, Melina Dantas, Otávio Andrade, Adilbênia Machado, Cristina Fernandes e Arilane Andrade.

O Coletivo Encantarias gere a Casa de Cultura Maria Toinha, espaço cultural construído na própria casa da Mestra. Desta forma, o quintal e o Alpendre da Encantaria tem sido utilizados para eventos com outros coletivos culturais de Trairi, para receber pesquisadores de diversas universidades, leitores/as, assim como estudantes e professores/as de escolas públicas de Trairi e da região.


O trabalho do Coletivo é divulgado no site www.amisticadosencantados.com.br, assim como no canal do Youtube da Casa de Cultura Maria Toinha

Vídeos