As informações deste registro é histórico gerado em 24/01/2020 ás 16:48:51.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Kassia Oliveira

Musicista, Arte educadora, e articuladora dos grupos Batuque de Mulher e Projeto Palmerê.

Site: https://instagram.com/batuquedemulher?igshid=1g6vy8a0aeby

Email: anakassiaoliveira3@gmail.com

Telefone Público: (85) 99815-4513

Endereço: Benedito Alves , 196, casa, Palmeiras, 60870-301, Fortaleza, CE

CEP: 60870-301

Logradouro: Benedito Alves

Número: 196

Complemento: casa

Bairro: Palmeiras

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

RELEASE DO PROJETO PALMERÊ:

O nome dado ao projeto, Palmerê, vem da junção do nome do seu bairro (Palmeiras) com Êre (criança, em uma língua africana). Portanto, quando falamos em Palmerê, estamos falando em “crianças do Palmeiras”.
A Cia. Bate Palmas, através do Projeto Palmerê, trabalha com a ideia de um território não geográfico, não dividido pela violência, mas um território cultural, capaz de reunir meninas e meninos de diversos pontos do bairro, com o intuito de promover entre eles laços de amizade e companheirismo, possibilitando que cresçam e se desenvolvam num ambiente mediado pela arte. Um ambiente propício ao exercício da criatividade, ao desenvolvimento cognitivo, à socialização, à expressão da subjetividade, ao compartilhamento de ideias e sentimentos, ao desenvolvimento do espírito crítico, investigativo e transformador e à formação de indivíduos participativos da vida social e cultural.
Atualmente estão em funcionamento dois núcleos do Projeto Palmerê: um na Rua Maguary, com Cícero Mário (contrabaixista da Cia. Bate Palmas) à frente de uma banda de adolescentes e Airton Rodrigues à frente de um batuque com crianças; e outro na Rua Cantareira, sob a responsabilidade de Kássia Oliveira (percussionista da Cia. Bate Palmas).
Os núcleos reúnem-se e realizam seus ensaios em seus locais de origem e uma vez por mês encontram-se na Casa Bate Palmas, um ambiente comum, onde as crianças convivem, aprendem, compartilham saberes e experiências, e fortalecem laços de amizade.
A meta é criar o maior número possível de núcleos, possibilitando a cobertura de uma área cada vez maior do Conjunto Palmeiras, para que mais tarde essas crianças, quando adolescentes e adultos, mantenham os laços criados, e possam circular livremente pelo bairro, longe dos apelos de uma guerra sem sentido.
O Palmerê tem se firmado artisticamente, com um grande número de apresentações em shows e eventos por toda a cidade, sendo bastante requisitado.
Com este projeto a Cia. Bate Palmas procura contribuir com sua parte para o desenvolvimento de crianças em situação de vulnerabilidade social e se alia àqueles que lutam por uma cultura de paz dentro do Conjunto Palmeiras e pelo fim do extermínio da juventude pobre e negra na periferia de nossa cidade.