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Cia Balé Baião

A Balé Baião de Itapipoca CE desenvolve um trabalho pioneiro de investigação, pesquisa, produção e difusão de danças cênicas contemporâneas atravessadas por estéticas e narrativas negras, ameríndias e populares, com 26 anos de resistência e reinvenção. É um coletivo de dança formado por artistas híbridos desde sua gênese. Seu elenco é composto por 10 dançarin@s-intérpretes-criador@s que também atuam nas áreas da música, do teatro, da poesia, do audiovisual e artes plásticas, portanto multiartistas.
Seus processos de pesquisa e composição coreográfica sempre integram práticas artísticas diversas, desde o uso da palavra, produção de som e música ao vivo, produção de vídeoDança, dentre outros elementos performáticos e ritualísticos que transversalizam seus fazeres cênicos, convergindo com a pretensão decolonial e afroancestral de não separar nenhuma expressão artística do pensamento dançante, mas de garantir experiências de intercecção, desdobramentos e conexões entre elas, possibilitando a retomada de uma cena libertária onde corpos/corpas nas suas possibilidades múltiplas fazem da cena um acontecimento vivo, circular e interacional.
Apresenta um repertório de obras montadas em processos colaborativos, sob direção de Gerson Moreno e artistas convidados. As poéticas e dramaturgias de suas obras nascem de questões relacionadas ao corpo contemporâneo e seus territórios afetivos, comunitários, ancestrais e militantes.

Site: https://www.facebook.com/ciabalebaiao/?fref=ts

Email:

Telefone Público:

Endereço:

CEP: -

Logradouro: Rua Raimundo Lopes de Souza

Número: 331

Complemento:

Bairro: Violete

Município: Itapipoca

Estado: CE

Descrição

A Cia Balé Baião desenvolve um trabalho pioneiro de investigação, pesquisa, produção e difusão de dança contemporânea, com 25 anos de existência e atuação no interior do Ceará/Brasil.
Balé: bailado; Baião: Fusão de possibilidades infinitas, ingredientes diversos que farão um “baião temperado”, feijão e arroz, misturas ou miscigenação. Baião também quer dizer “baiar” na gênese da língua portuguesa brasileira, ou seja: bailar, bailado, dança.
Composta por dançarin@s-intérpretes-criador@s de formação híbrida, a Cia Balé Baião apresenta um balaio diversificado de atividades artísticas, culturais e socioeducativas realizadas na cidade de Itapipoca, região do Vale do Curu/ Litoral Oeste, no bojo da periferia, em assentamentos e comunidades quilombolas. Sua trajetória inicia em 1994 atuando nos movimentos sociais em defesa da cidadania e direitos humanos, agregando jovens dançarinos dos bairros periféricos do município de Itapipoca. Desde seu primeiro elenco, a Cia vem construindo seus exercícios de preparação corporal e processos de composição coreográfica a partir das necessidades coletivas dos seus membros, acolhendo e potencializando as singularidades de cada corpo-sujeito à luz dos princípios de Paulo Freire (Pedagogia da Autonomia), da cosmologia africana e indígena e dos anseios dissidentes de uma dança contemporânea brasileira descolonizada, autônoma e libertária.
A companhia apresenta no seu repertório espetáculos montados em processos colaborativos, sob direção de Gerson Moreno e artistas convidados. As estéticas, poéticas e dramaturgias de seus trabalhos coreográficos nascem de questões relacionadas ao corpo contemporâneo e das implicações em seus territórios de existência, partindo dos mitos pessoais de cada dançarino, das suas ancestralidades e engajamentos políticos, vislumbrando danças cênicas coletivas, ritualísticas e interacionais.
Atualmente a Balé Baião é vinculada à Associação de Artes Cênicas de Itapipoca (AARTI) e gerencia o Ponto de Cultura Galpão da Cena de Itapipoca onde realiza a Escola Livre Balé Baião em convênio com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), ação formativa técnico-artística em danças cênicas reconhecida pela Secretaria Estadual da Cultura do Ceará (SECULT) como Escola livre da Cultura.

Formação técnica: A base de formação técnica da Cia Balé Baião é plural. Todos os seus membros passaram por oficinas, cursos e residências ministradas por profissionais que se destacam no cenário da pesquisa, ensino e criação de dança no Ceará, Brasil e Mundo.

- 2001: Dramaturgia na dança, um olhar de dentro (anatomia da dança e criação de movimento expressivo) via Bienal Internacional de Dança do Ceará, oficina ministrada por Valéria Cano Bravi e Lu Favoreto da Cia Nova Dança, RJ. - 2001: Improvisação e composição (exercícios e jogos de criação em solo e duo através do sistema Laban - Alemanha) via Bienal Internacional de Dança do Ceará, ministrada por Diane Elshout e Frank Handeler, Alemanha. - 2003: Danças Tradicionais Nordestinas (Frevo e Cavalo Marinho) com a dançarina e atriz Rosane Almeida (esposa de Antônio Nóbrega) – PE, na Bienal Internacional de Dança do Ceará. - 2003: Técnica de Martha Graham (Dança Moderna Americana) via Instituto Dragão do Mar, com Rosa Primo, diretora da Faculdade de Dança do Ceará. - 2005: Curso de capacitação em dança cênica (Danças Tradicionais Populares, Consciência Corporal e Composição Coreográfica), via Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e Instituto Dragão do Mar, com Possidônio Montenegro, Edileusa Inácio e Gerson Moreno, CE. - 2009: Curso de Dança Moderna, técnica de José Limon, via pró-dança (Associação de bailarinos, coreógrafos e professores de dança do Ceará), com Thaís Andrade, CE. - 2009: Residência de Teatro Físico com os Los Corderos, Espanha, dentro da programação de aniversário dos 100 Anos do Teatro José de Alencar, no evento Zona de Transição, Fortaleza - CE. - 2009: Residência Internacional de Contato-improvisação com a Cia de Dança da Finlândia As2wrists, através do Ministério de Relações Exteriores da Finlândia e Bienal Internacional de Dança do Ceará.
2009: Residência de Sistema Laban (composição coreográfica e dança-educação) com a doutora e coreógrafa Isabel Marques – SP, via Festival Nacional de Dança do Litoral Oeste – CE. - 2010: Dança afro contemporânea (técnicas de improvisação em solo e em contato a partir dos códigos de dança afro brasileiro) via Encontro Nacional dos Pontos de Cultura “Teia Cultural”, com a bailarina, coreógrafa e doutora Kiusam de Oliveira - SP. - 2010: Residência de Performance Contemporânea com Marcelo Evelin (PI) via Ações formativas do MINC-FUNARTE, Festival de Dança do Litoral Oeste. - 2010: Residência de Composição Coreográfica com Lia Rodrigues (RJ) por ocasião do CIRCULADANÇA no interior, ação da Bienal Internacional de Dança do Ceará em parceria com a Cia Balé Baião.
- 2010: Butoh com Maura Baiocchi (SP) por ocasião do CIRCULADANÇA no interior, ação da Bienal Internacional de Dança do Ceará em parceria com a Cia Balé Baião. - 2011: 2ª. Residência Internacional de Contato-improvisação com a Cia de Dança da Finlândia As2wrists, através do Ministério de Relações Exteriores da Finlândia e Bienal Internacional de Dança do Ceará. - 2011: Laboratório Escrita do Movimento e interferência na cidade, com Joubert Arrais, mestre e crítico em dança (CE), em colaboração com o Centro de Pesquisa em Movimento (CEM) de Portugal. - 2011: Potencialização do Corpo na Cena com Carlos Simioni (Grupo LUME – SP) através do CIRCULADANÇA, ação da 8ª Bienal Internacional de Dança no Interior em parceria com o Ponto de Cultura Galpão da Cena de Itapipoca. - 2012: Dança contemporânea/performance com Marcos Morais (SP) através do Prêmio Klauss Vianna de Circulação Nacional, no Ponto de Cultura Galpão da Cena de Itapipoca. -2012: Corpo na cena contemporânea com Luís Ferron (SP) através do Prêmio Klauss Vianna de Circulação Nacional, no Ponto de Cultura Galpão da Cena de Itapipoca. - 2013: Curso “Elementos do Movimento” com Regina Advento (Tanztheater Wupertal Pina Bausch | Alemanha/Brasil) na programação de ações formativas do Ateliê Internacional de Dança, em Fortaleza CE. - 2014: Curso Danças Negras Contemporâneas com Rui Moreira (Cia Seráquê?/ Belo Horizonte MG) através das Capacitações técnicas oferecidas pela FUNARTE 2014, Vila das Artes, Fortaleza CE. - 2015: Danças Africanas de Guiné Conacri com Fanta Konatê (Guiné Conacri – África) através do Instituto África Viva, Fortaleza CE. - 2015: Danças Negras Caboverdianas com Mano Preto (Cia Raiz de Polon/ Cabo Verde África) através das ações formativas do Festival de Dança do Litoral Oeste, Galpão da Cena, Itapipoca CE. - 2015: Corporeidades Negras Contemporâneas com Benjamin Abras (Belo Horizonte MG) através das ações formativas do Festival de Dança do Litoral Oeste, Galpão da Cena, Itapipoca CE. - 2015: Contato-improvisação com Ricardo Neves (São Paulo SP) no Festival Latino-americano de Dança Contemporânea: Dança à Deriva, Centro de Referência da Dança de São Paulo. - 2016: Dança Afro Contemporânea com Bruno de Jesus (Salvador BA) através da Circulação Nacional da Cia ExperimentandoNus, Galpão da Cena, Itapipoca CE.

Principais prêmios:
- Pesquisa de linguagem em dança: “A poética da Improvisação” - (2004), pelo 1° Edital de Incentivo às Artes do Ceará - Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT);
- Montagem de espetáculo: “Advento do Ser, metáforas da inquietude” - (2007), via Edital de Incentivo às Artes do Ceará (SECULT);
- Circulação estadual de espetáculo: “Advento do Ser, metáforas da inquietude” -(2008), via Edital de Incentivo às Artes do Ceará (SECULT);
- Título de Ponto de Cultura do estado do Ceará - (2011), via Secretaria de Cultura do estado do Ceará (SECULT);
- Circulação nacional de espetáculo: “Desbravadança: conexão Itapipoca-Ceará-Brasil” - (2011) via Prêmio Klauss Vianna, Funarte/MINC;
- Manutenção de companhia permanente: “Cia Balé Baião: Militância e resistência da Dança Contemporânea no Interior Cearense” - (2011) via Edital de Incentivo às Artes do Ceará (SECULT);
- Circulação nacional de espetáculo: “Circuito Negrume: Desbravando o Nordeste Quilombola – Espetáculo Negrume”, através do Prêmio Funarte Arte Negra - (2013), Ministério da Cultura/MINC;
- Publicação de livro, vídeo-documentário e montagem de espetáculo: “Cia Balé Baião, 20 anos de dança cearense” (2013), via Prêmio Klauss Vianna, Funarte/MINC;
- Título de Escola livre da Cultura, através do edital “Escolas da Cultura do Ceará” (2016) via Secretaria Estadual da Cultura (SECULT).

Repertório:
Obras dirigidas por Gerson Moreno
 Rebelião do Swing (1994)
 Pátria Sertaneja (1997)
 Etnia, o baião das três raças (1999)
 Rebento, dançando o que restou... (2001)
 Carne Benta, o bailado do corpo divino-profano (2003)
 Caboré – solo (2003)
 Bonança (2004)
 Intimidades (2004)
 Sincronia Quebrada (2005)
 Finitude, sobre o tempo e a eterna idade (2006)
 No advento do ser – solo (2005)
 Advento do Ser, metáforas da inquietude (2006)
 Remanescentes (2007)
 Estética (2007)
 Sólidos (2008)
 Maquinaria (2009)
 Cumplicidade na contramão - solo (2009)
 Em quatro compartimentos (2010)
 Lamentos e gozos da Imperatriz de Itapipoca (2010)
 Negrume (2010)
 Sobre aquilo que permanece (2011)
 O que não cabe em mim – solo (2011)
 A invenção do baião teimoso (2012)
 Arquiteturas instantâneas (2012)
 Redes de dançar (2013)
 Pipoca preta (2014)
 Negrume - solo (2014)
 Cafuçús (2015)
 Solos proibidos em tempos de intolerância (2015)
 Prelúdios para danças caboclas (2015)
 Repertórios morenos – solo (2015)
 Cabaça cafuza (2016)
 Orixá Cafuzo e outras divindades – solo (2017)
 Cabeças Sagradas (2017)
 Estado de luta (2018)

Obras dirigidas por coreógrafos convidados

 Proposições de Marcelo Evelin (PI), Lia Rodrigues (RJ) e Andrea Bardawil (CE):
Espetáculo: “Lamentos e gozos da Imperatriz de Itapipoca” (2010)
 Direção de Andrea Bardawil (Cia Andanças, Fortaleza CE):
Solo de Gerson Moreno: “O que não cabe em mim” (2011)
 Direção de Isabel Marques (Caleidos SP):
Releitura do espetáculo: “Mapas Urbanos” (2012)
 Direção de Andrea Bardawil (Cia Andanças, Fortaleza CE):
Espetáculo: “Receitas de baião e outros pratos” (2015)
 Direção de Rui Moreira (Cia SeráQuê?/ Belo Horizonte MG):
Espetáculo: “Bori” (2016)
 Direção de Benjamin Abras (Belo Horizonte MG):
Espetáculo: “Hadaratte” (2016)

Circulações nacionais/internacionais:
2007 - Espetáculo “Remanescentes” | Estádio Mané Garrincha, Brasilia (DF) | Feira Nacional dos municípios brasileiros, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapipoca CE.
2009 - Encontro Nacional de Solos verbais e não verbais “SOLUS – ano II”, Ipatinga (MG): Espetáculo “Cumplicidade na contramão”, de Gerson Moreno | Centro Cultural Usiminas;
2012 - Circulação “Desbravadança: conexão Itapipoca/Ceará/Brasil” via Prêmio Klauss Vianna/MINC/FUNARTE 2011, nos Estados do Piauí, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, com o espetáculo “Lamentos e gozos da Imperatriz de Itapipoca”, o filme de dança “A tábua” e a oficina de criação e composição “Plásticas e poéticas da improvisação em dança”.
2010 - Cidade de Praia | Cabo Verde (África): Apresentação do espetáculo “Sólidos” no evento internacional Conexão Cabo Verde/ África, via Bienal de Dança do Ceará 2010, ação promovida em parceria Governo do Estado do Ceará (SECULT) e Governo de Cabo Verde.
2013 - Festival Panorama 2013 | Rio de Janeiro (RJ): Apresentação do espetáculo “Lamentos e gozos da Imperatriz de Itapipoca” na programação oficial.
2014 – Circulação do Espetáculo “Negrume” através do Projeto “Circuito Negrume: Desbravando o Nordeste Quilombola”, Prêmio Funarte Arte Negra, nos Estados do Piauí, Maranhão, Pernambuco, Bahia e Ceará.
- Apresentações dos solos “Negrume” (Viana Júnior), “Sobre aquilo que permanece” (Gerson Moreno) e do vídeo-dança “Tábua” (Cacheado Braga) no Festival Latino-americano de Dança Contemporânea “Dança à Deriva” - Centro de Referência da Dança de São Paulo (SP).
2015 – Apresentação dos espetáculos: “Negrume” e “Prelúdio para danças caboclas” no "Puentes - Encuentro Internacional de Arte Escénico Contemporáneo", em Asunción/Paraguay, a convite do “Tercer Espacio Colectivo Artístico”.
2016 – Apresentação do espetáculo “Prelúdios para danças caboclas” na 4ª Mostra Latino-americana de Dança Contemporânea Dança à Deriva, Galeria Olido, São Paulo (SP);
2017 – Apresentação dos solos: “Orixá Cafuzo e outras divindades” e “Hadaratte”, de Gerson Moreno, no Festival Internacional de Dança Contemporânea Kontornu, Assomada e Praia, Cabo Verde (África);
2018 – Apresentação do espetáculo “Prelúdios para danças caboclas” no Festival Nacional de Dança de Itacaré (BA) e do EPA (Encontro Periférico das Artes), Salvador (BA);
2019 – Apresentação do experimento/dueto “Entre pontos riscados” no EPA (Encontro Periférico das Artes) em Salvador (BA);
- Palestra dançada de Gerson Moreno “Corporeidades ancestrais na cena contemporânea” e vídeo-Dança “Orixá cafuzo e outras divindades” na programação do Festival Nacional de Dança de Itacaré (BA).

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