As informações deste registro é histórico gerado em 23/07/2018 ás 17:36:16.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Um tesouro chamado nordeste

O projeto, um tesouro chamado Nordeste: a arte do saber popular, da criação ao espetáculo consiste na iniciativa da promoção de atividades artísticas e culturais para as comunidades acadêmicas, e como foco principais as cominidaes mais carentes dos municipios abordando, especificamente a literatura e a cultura nordestina a partir de peças teatrais e musicais.

Site: https://www.facebook.com/umtesouro/

Email: umtesourochamdonordeste@gmail.com

Telefone Público: (85) 98421-4193

Endereço: RU. Lucio bonfim , 16, Ru. do fogo, centro, 62990-000, Redenção, CE

CEP: 62990-000

Logradouro: RU. Lucio bonfim

Número: 16

Complemento: Ru. do fogo

Bairro: centro

Município: Redenção

Estado: CE

Descrição

O Projeto Um tesouro chamado nordeste: a arte do saber popular, da criação ao espetaculo. surgiu no ano de 2016 ainda. O projeto surgiu com objetivo de pôr em destaque, para as comunidades acadêmicas e a população mais carente, um olhar sobre a cultura teatral e literária popular brasileira, proporcionando assim, no caso dos estudantes, uma maior integração com a cultura popular, através da troca de saberes sobre lendas, cordéis, peças de teatro e, possibilitando uma reflexão acerca da arte e da cultura popular e afirmações indenitárias que podem ser geradas por meio da cultura. Tal projeto se justifica pela necessidade de salientar a importância da promoção do lazer, diversão e do conhecimento sobre a diversidade da arte e da cultura popular para as comunidades, permitindo, assim, um elo entre os saberes populares e pedagogicos. A iniciativa da elaboração desse projeto surgiu de uma vontade de valorizar a cultura de raiz nordestina, principalmente difudir ela entre os jovens.Resolvi elaborar o projeto “Um tesouro chamado Nordeste: a arte do saber popular, da criação ao espetáculo”, com fim artístico cultural e pedagógico, trazendo rodas de leitura de literatura brasileira, especificamente da região nordeste, tais como lendas, cordéis, folclore,
adivinhações, romances etc., com foco em autores que discutem o nordeste brasileiro, juntamente com apresentações de teatro e musicais.Se justifica pela promoção do lazer, diversão e do conhecimento sobre a diversidade da arte e da cultura popular para as comunidades. Vale também ressaltar a importância das atividades artísticas e culturais para a comunidade, haja vista que adolescentes, crianças e adultos poderão se envolver com as atividades, o que seria uma oportunidade para estes ampliarem seus saberes, suas capacidades de interação e exposição de ideias, tendo vista que a nossa diversidade cultural está presente diariamente no nosso contexto social por meio da dança, culinária, literatura, entre outras. Portanto, trabalhar a cultura popular é necessariamente produzir entre os estudantes transformação, emancipação, reflexão crítica e o aprimoramento de saberes, Fazendo com que cada um descubra suas origens culturais, bem como, o fazer cidadania. Além disso, essas atividades se tornam importantes para a reflexão da relação entre educação e Cultura, transfiguração do Nordeste, bem como o intercâmbio entre as culturas populares, eruditas e de massa. Sem falar na promoção de lazer, arte e cultura para as cidades.