Individual

DINA MARIA MARTINS LIMA

Descrição curta

Mestra Dina, é vaqueira e aboiadora. Fundou ainda nos anos 80, a Associação dos Vaqueiros, Aboiadores e Pequenos Criadores dos Sertões de Canindé, com mais de 260 vaqueiros. Presidiu a associação em 06 mandatos. Em 2005 foi reconhecida como mestra da Cultura do Estado do Ceará, em 2007 considerada a segunda mulher mais influente na cultura popular brasileira. Em 2020 foi homanageada com o Troféu Sereia de Ouro da TV Verdes Mares. Novamente volta a presidir a associação que ajudou a fundar. Atualmente seu grande sonho é construir a nova sede da associação dos vaqueiros, espaço que será também um memórial da cultura dos vaqueiros.

Dados Pessoais

E-mail Público: fernanda@w10producoes.com.br

Telefone Público: (85) 3122-7222

Endereço: RUA ARISTIDES RABELO 323, ALTO GUARAMIRANGA, Canindé, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 62700-000

Logradouro: RUA ARISTIDES RABELO

Número: 323

Complemento: Casa

Bairro: ALTO GUARAMIRANGA

Descrição

Mestra Dina e considerada por seus pares como a “Rainha dos Vaqueiros” por sua dedicação a causa do homem sertanejo iniciada com apenas 14 anos. Sua vida já virou inspiração para filmes, cordéis, livros, matérias jornalísticas e um documentário para a TV Australiana. Tornou-se a maior incentivadora dos costumes e tradições do vaqueiro no Nordeste, seja através da Associação ou de sua luta individual.

Articulou a aprovação da lei de nº 14.520, de 8 de dezembro de 2009, que incluiu a missa do vaqueiro em Canindé no calendário oficial de eventos do Ceará e a lei nº 14.625, de 26 de fevereiro de 2010, que institui o Dia do Vaqueiro no Estado, como o dia 22 de agosto.

Fundou o Grupo Musical - A Rainha e os Vaqueiros - vestida de Gibão, perneira, peitoral, chinelo e chapéu de couro. Este é o figurino do grupo, que em seus shows utiliza o aboio como forma de retratar os sons e ritmos cearenses, intercalados com contos, ‘causo’, versos, poesias, trechos de cordéis e músicas de Luiz Gonzaga. Mas o figurino não é cênico. É a vestimenta que os artistas usam no dia a dia. Afinal, são vaqueiros-aboiadores, que durante anos de cavalgada já cantaram com Manoel Messias, Padre Tula, Orlângelo Leal, Fagner e em especial com o Rei do Baião.

O grupo tem como líder a Mestre da Cultura “Dona Dina”, que com quatro vaqueiros-aboiadores: Chico Walter, Edilânio Freitas, Moisés Uchoa e Zé Marçal acompanhandos pelo maestro Hidelbrando do Acordeom e o seu regional, conduzem o público a um mergulhou no universo da cultura dos vaqueiros. O grupo musical não se prende apenas ao roteiro musical, os aboiadores artistas utilizam o improviso e interagem com o público, deixando evidente uma das propostas do grupo, que é de preservar o caráter natural do homem do campo.

Já se apresentaram no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Fortaleza), nos Cucas: Barra e do Modubim, no Mercado dos Pinhões, no Festival de Música da Ibiapaba (Viçosa do Ceará), no Festival de Teatro e Dança (Caridade), na I Semana Raquel de Queiroz (Quixadá), no Teatro São João (Sobral), nos teatros do SESC (Fortaleza e Crato), na abertura do Mestre do Mundo 2012 (Limoeiro do Norte), na programação cultural da Copa do Mundo de 2014 (Fortaleza) dentre outras muitas apresentações.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Elizabeth Reis

Produtora de eventos culturais a mais de 25 anos. Desenvolve um trabalho com leis de incentivo fiscal, consultoria, elaboração, planejamento, execução de projetos culturais. Elaboração de termo de referência para licitação e chamada pública, avaliação conceitual de projetos de cultura e participação em comissão de seleção em festivais de música e teatro.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar