Edital
Adjokè, Cantos e Encantos
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Adjokè e as Plavras que Atravessaram o Mar nos possibilita de forma lúdica e envolvente interajir com narrativas africanas no cotidiano cearense por meio das palavras, danças, gestos afetivos . >
Descrição
O contexto do textoA literatura é uma das principais artes para envolver, sensibilizar e levar para pessoas de todas as idades os saberes construídos e acumulados ao longo da história da humanidade de forma lúdica, sensível e envolvente. A perspectiva desse trabalho é desvelar histórias que não nos foram reveladas ao longo de trezentos anos, nos possibilita conhecer e reconhecer toda a contribuição dos povos africanos em nosso cotidiano nas formas de falar, dançar, vestir, sorrir, acolher o outro vivenciando a ancestralidade africana e afro-brasileira através da corporeidade, musicalidade nos oportunizando perceber o encontro dos vários falares das nações africanas: banto, fon, yorubá que estão presentes no falar luso-brasileiro.
Adjokè e as Palavras que Atravessaram o Mar aborda, de forma lúdica e positiva, o legado africano e afro-brasileiro que penetra no cotidiano cearense. Segundo a autora, o livro nasceu da perspectiva de possibilitar o reencontro com o pertencimento étnico.no cotidano brasileiro “Adjokè revela como em nossa infância cearense éramos e ainda hoje somos mais africanos do que ousamos imaginar. Quando como puxamos água da cacimba e ficamos dengosos ao recebermos cafuné” Quando comemos cuscuz, acarajé, canjica, farofa, quindim, fubá, munguzá, caruru, pamonha, pipoca, rapadura, vatapá, delicias, sabores da gastronomia que enchem a panela brasileira, quitutes que receberam nomes africanos e na maioria das vezes não percebemos. Mesmo quando evitamos bafafa, fuxico e pedimos dengo, estamos africanizados e não percebemos.
A Obra : Adjoké e as Plavras que Atravessaram o Mar
Editora: Nandyala
Autora: Patrícia Matos
Ilustradora: Márcia Sampaio
Crianças em círculo, sentadas, num tapete de tecido
Plano Pedagógico
1º Introduzir com música o momento de contação de história Instrumentos de percussão
2º A história Contando
3º desenhar Adjokè Lápis de cor, papel ofício, cestinhas com os lápis de cor.
4º abrir o baú que contem os artefatos negros retomando as palavras que atravessaram o mar Agogô, Cacimba, Cuscuz, maculêlê, cacimba (Imagens ilustrativas e objetos) Fazer perguntas se as crianças sabem quais são os objetos; se eles já viram em algum lugar; para que serve;
Quem sabe que é maculelê? Vamos cantar o maculêlê?
O que é cafuné? Vamos fazer cafuné no colega ao lado?
Quem já viu uma cacimba? O que tem nas cacimbas?
5º finalizar cantando a canção que faz a síntese da história de Adjokè chamaremos algumas crianças para ajudarem a tocar os instrumentos de percussão