Descrição curta

Artista do corpo, ator, pesquisador e produtor cultural de Fortaleza CE, com atuação profissional no segmento da cultura desde 2016. Estudante de dança (bacharelado - UFC), trabalha como ator e produtor do Grupo GRÃO e é artesão nas horas vagas. Possui projetos em andamento na esfera das artes híbridas e da cidadania cultural.

Dados Pessoais

E-mail Público: andersonftmarques@outlook.com

Telefone Público: (85) 986305937

Endereço: Rua Carvalho Júnior 674, São João do Tauape, Fortaleza, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 60130-460

Logradouro: Rua Carvalho Júnior

Número: 674

Complemento: Casa 16

Bairro: São João do Tauape

Descrição

Nascido a 09 de julho de 1991, 𝗔𝗻𝗱𝗲𝗿𝘀𝗼𝗻 𝗠𝗮𝗿𝗾𝘂𝗲𝘀 é cearense e concluiu o ensino fundamental e médio em escola pública (Colégio Jenny Gomes, 2008). Cursou Letras inglês (UFC, 2011.2) e é atualmente estudante do curso de bacharelado em Dança na UFC. Iniciou como ator no espetáculo de conclusão do CPBT "trinta e duas" (turma 2016/2017). Onde, sob direção e montagem de Neidinha Castelo-Branco, abordando a temática da grande seca de 1932 e os campos de concentração do Ceará, garantiu o prêmio de melhor sonoplastia teatral durante o Festival de Teatro do Estudante de 2017.

Atuou também, ao final do mesmo 2017, no espetáculo "Além Aquém Daqui" durante a MOPI5 da Escola Porto Iracema das Artes. Com direção e orientação dramatúrgica de Maria Vitória e produção coletiva, o espetáculo aborda o cenário do Brasil pós golpe de 2016, sob a ótica da utopia. "Além Aquém Daqui" é um espetáculo de sucesso, com mais de 18 apresentações, sendo temporadas curtas no SESC Iracema (atual Porto Dragão), Centro Cultural do Bom Jardim e Teatro São Luiz. Passando também pelos editais da Temporada de Arte Cearense no Dragão do Mar (2018) e pelo Festival de Teatro de Fortaleza no Teatro Carlos Câmara (2019). "Além Aquém Daqui" é a primeira produção do Grupo GRÃO. Já em 2022 estreamos "Matriarca - uma peça em três atos" baseado no texto "A matriarca encarcerada" de Clarisse Ilgenfritz.

Possui experiências pontuais no audiovisual, participando de um trailer para pitching de roteiro em 2018, do curta "Preces precipitadas de um lugar sagrado que não existe mais" (Vila das Artes, 2019) e como figuração no filme "A filha do palhaço" (Marrevolto, 2021) e “Abril vazio” (Tardo filmes, 2021). Produziu e atuou no documentário performático "Paralelas: Futuro Pretérito" (Arte em Rede, 2020) e participou também da produção da fotonovela "A Pirocaia" (Aldir Blanc, 2021).

Além de trabalhos e pesquisas ainda em andamento na esfera das artes integradas com: Katami - estudo de cenas Butô (Mecenas, 2021): Projeto de pesquisa que orbita o hibridismo entre dança e teatro; Solitários companheiro: Estudo sobre teatro, literatura e audiovisual; e é o artista criador e produtor da residência em artística em cidadania cultural "tarantallegra" (Aldir Blanc, 2020).

Além disso, desenvolve ainda um trabalho pessoal de encadernação a partir da técnica da marmorização e da cartonagem artesanal e trabalhou como assistente de produção do Theatro José de Alencar (2021-2023).

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar