Descrição curta

André Monteiro é artista negro, performer, ator, bailarino contemporâneo, professor e coreógrafo. Técnico Profissionalizante em Dança Cênicas Contemporânea das “Escolas da Cultura do Ceará” pela Universidade Estadual do Ceará e em Gestão, Produção e Políticas Culturais na ECULT. Formado em Artes Cênicas pelo Núcleo de Artes Cênicas de Uruburetama – NUCA. Técnico e Produtor Cultural pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC.

Dados Pessoais

E-mail Público: andreemonteiro@hotmail.com

Telefone Público: (85) 9610-7902

Endereço: Rua Jose Costa Coelho 98, Centro, Uruburetama, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 62650-000

Logradouro: Rua Jose Costa Coelho

Número: 98

Complemento: Casa

Bairro: Centro

Descrição

ANDRÉ LOPES MONTEIRO FILHO (André Monteiro). É um artista negro periférico multifacetado, performer, bailarino-criador contemporâneo, professor de dança e coreógrafo.
Técnico Profissionalizante em Dança Cênicas Contemporânea das “Escolas da Cultura do Ceará” pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/UNEP) mediado pelo Ponto de Cultura de Cena de Itapipoca - CE, onde investigou processos de aprendizagem e criação em danças contemporâneas. Formado em Artes Cênicas pelo Núcleo de Artes Cênicas de Uruburetama – NUCA. Técnico e Produtor Cultural pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC. Produtor de eventos e designer floral.
Iniciou sua trajetória artística em 2014, atuando no Movimento Junino do Vale do Curu / Litoral Oeste na Quadrilha Flor do Arraial de Uruburetama - Ce. Em 2015 passou a integrar a Quadrilha Junina Arraiá da Roça de Tejuçuoca – Ce, ganhando prêmios em toda a região, além de iniciar o Curso de Ballet Clássico da Academia Life Fitness. Inserido nesses contextos coletivos começou no Teatro Experimental na Cia. Tama de Teatro permanecendo por um ano. No ano de 2016 passou a ser professor de ballet na Academia Iana Ávila.
De 2017 a 2018 integrou a Quadrilha Junina Filhos da Terra de Uruburetama, como dançarino e interprete do casamento matuto, além das demandas do primeiro ano, em 2018 fez parte do processo coreográfico. Seguindo essa cronologia passou a fazer parte do elenco principal de atores da Cia. Evoé de Teatro, onde apresentou diversas obras de relevância cultural artística: Obras essas “10 anos - 2018”; “EmPODERadas – 2019; “Sete Luas – 2020” e “BorboLetras - 2023”, além de estrelar seu primeiro curta-metragem chamado “Quarentena – 2021 dirigido pelo fotógrafo Esllen Freitas e roteiro do escritor e diretor Dutti Moreira. Destaca-se o prêmio de “MELHOR ATOR” no III FESTIVAL DE TEATRO DE URUBURETAMA - FESTAMA. A fundação da Companhia de dança COMPASSOS (Vigente até os dias atuais.) veio através de um desejo de agregar jovens na dança, trabalhando ritmos populares inspirados em temas políticos, culturais e sociais. Seu primeiro trabalho foi o “Espetáculo ROGAI – 2018”. No ano seguinte tornou-se coreógrafo e projetista da Quadrilha Luar do Sertão de Tururu. De 2020-2021 iniciou sua formação da Escola Livre Balé Baião tornando-se Técnico Profissionalizante em Danças Cênicas Contemporâneas pela FACEDI/UECE em parceria com o Galpão de Cena de Itapipoca, ainda em 2021 fez a produção do curta-metragem VIA DAS BONECAS da artista multilinguística, professora, critica e curadora Isadora Ravena . No ano de 2022 passou a fazer parte da equipe técnica da Secretaria de Turismo e Cultura de Uruburetama. Atualmente é professor de dança no Nucléo de Formação Continuada em Arte e Cultura – NUCA. Coreógrafo e Marcador da Quadrilha Fogo Jovem de Itapipoca. Em 2023 fez um parceria para um trabalho paralelo na Cia.Educarte de Uruburetama no espetáculo “CATIVOS” para um apresentação no CIRCULA CEARÁ com realização na cidade de Quixadá – CE.

Vídeos

Galeria

1  2  Próxima página
evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar