Descrição curta

A ECult - Empreendedores Culturais Associados é uma organização da sociedade civil que agrega duas iniciativas culturais: a Cia. de Teatro Que História É Essa?, criada em 1997 com a proposta de realizar montagens teatrais que reflitam a identidade cultural do cearense e a ECult - Escola Livre de Gestão, Produção e Políticas Culturais, criada em 2022 com o foco na formação para agentes culturais no campo da produção e gestão cultural.

E-mail: ecult.adm@gmail.com

Telefone Público: (85) 99723-3727

Descrição

A ECult - Empreendedores Culturais Associados é uma organização da sociedade civil formada por produtores e gestores culturais, sediada em Fortaleza/Ce, com o objetivo de promover ações artísticas, de formação e de consultoria nas áreas de Teatro, Produção e Gestão Cultural.

A organização agrega duas iniciativas culturais de grande impacto no estado do Ceará: a Cia. de Teatro Que História É Essa?, criada em 1997 e a ECult - Escola Livre de Gestão, Produção e Políticas Culturais, criada em 2022.

A Cia. de Teatro Que História É Essa?, criada em 1997, tem como proposta realizar montagens teatrais que reflitam a identidade cultural do cearense através de performances; esquetes e espetáculos inspirados em fatos históricos ou na literatura cearense. As apresentações são realizadas em espaços não convencionais, como escolas públicas e privadas, praças, ruas e equipamentos culturais do nosso estado. Após um período de inatividades, o Que História é Essa? vem, desde 2017, resgatando montagens já realizadas e realizando novos trabalhos, sempre seguindo a linha inicial do grupo, de retratar através da arte teatral, elementos que colaborem na construção de nossa cearensidade.

Já realizamos os seguintes trabalhos:
1. Conte até 3 - 2006
2. O Homem com o Sol nas Costas - 2005
3. Triálogo – 2003
4. Nas Ondas do Rádio - 2002
5. EPI?.. Sem Bode? - 2001
6. O Rapaz da Rabeca e a Moça da Camisinha – 2001
7. Dragão da Liberdade – 2001
8. Bode Yôyô – 2001
9. Eu e Outros Eus – 2001
10. Boneco Catador – 2000
11. Rostro Hermoso - 1999
12. O Despachante Despachado - 1998
13. Professor Arnóbio - 1998
14. Um Dia Muito Especial - 1998
15. Novo Tempo - 1998
16. Três Tempos - 1997
17. O Guarani - Adaptação de José de Alencar - 1997
18. A Padaria Espiritual - 1997
19. Iracema - Adaptação de José de Alencar -1997
20. Triálogo - 2014
21. Entre Quatro Paredes, de Jean Paul Sartre 2023
22. Festa dos Caboclos - 2024

A ECult - Escola Livre de Gestão, Produção e Políticas Culturais, existente desde 2022, contemplou em seu I Ciclo Formativo198 alunos e alunas de 2022 a 2024, além do público não dimensionado assistente das Aulas Livres e Seminários transmitidas e disponíveis nas redes sociais da ECult.

Neste período foram ofertadas 374 h/a de conteúdos que abrangem desde os conceitos introdutórios à produção e gestão cultural, até marcos legais e temas contemporâneos como o uso da inteligência artificial na produção e gestão cultural.

Passaram pelas ações ofertadas produtores iniciantes, experientes, gestores com larga carreira e outros que ingressam no campo da gestão pública de cultura. Todos com sua dose de contribuição, fosse na experiência compartilhada, fosse na sede pelo saber. Conhecemos práticas desenvolvidas em equipamentos comunitários, por jovens lideranças, assim como os desafios dos servidores do poder público. Nossa Escola chegou a alunos de outros estados do país e até residentes no exterior, que trocaram ideias com profissionais jovens, adultos e idosos da capital e de diversos municípios cearenses.

Através de estudos realizados durante formação realizada pela Universidade do Minho/PT, relacionamos a ECUlt aos seguintes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: ODS 1 - Erradicar a pobreza extrema e a fome – Ações voltadas para alunos de periferia, que terão oportunidades melhores de salário, bem como poderão empreender na área gerando empregos e outros serviços que deverão movimentar a economia da cultura; ODS 5 - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas – Em nossa Escola toda a equipe responsável é formada por mulheres e todas as professoras e palestrantes são, quase que em sua totalidade, mulheres, ressaltando a capacidade feminina como papel de destaque no campo da organização do ambiente cultural; ODS 8 - Trabalho decente e desenvolvimento econômico - O projeto contribui substancialmente para essa meta, uma vez que forma profissionais com o objetivo de incluí-los no mercado de trabalho e ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis – Fortalecemos a área de profissionais que atuam na salvaguarda e preservação do patrimônio cultural e natural brasileiro.

Nos primeiros anos da ECult, além das demais metas, objetivamos ter como principal característica o cumprimento da Meta 5 dos ODS, compondo nosso quadro de profissionais e de docentes exclusivamente com mulheres. Foi um grande desafio a busca por profissionais de renome, visto ainda a predominância masculina em diversos setores da sociedade, mas conseguimos contar com a presença de 55 mulheres do Ceará, Minas Gerais, Distrito Federal, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas. Todas experts em diversos assuntos para as aulas dos módulos formativos; aulas livres; palestras, monitorias e na equipe de execução do próprio projeto.

Como uma das premissas para nossa realização, as ações foram desenvolvidas em parceria com diversas instituições públicas e do terceiro setor, nos mesmos moldes desenvolvidos anteriormente, onde contamos com a parceria do Theatro José de Alencar, Vila das Artes, Cia. Bate Palmas, Coletivo Soulest, Instituto Sérvulo Esmeraldo, Escola Porto Iracema das Artes, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Hub Porto Dragão, Escola do Carnaval e outras instituições.

No decorrer dos processos formativos, a ECult consolidou-se como uma experiência onde o compartilhamento de experiências esteve ao lado dos conceitos teóricos, colaborando para uma formação dinâmica e mais acessível, conforme depoimento da Professora Cynthia Margareth, palestrante durante o Seminário de Encerramento do Ciclo Formativo “Atravessamentos no Campo Cultural”, publicado no Jornal O Povo em 27/06/2023: “Esse é um lugar de aprendizado, e de falar também, a partir da formação e da experiência pessoal que os participantes já têm. Acho muito importante a contribuição das trocas de saberes e das trajetórias de cada profissional da área para fortalecer o meio cultural e desenvolver uma formação com um intercâmbio de experiências”.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

RONALDO AGOSTINHO DE SOUZA

ator, diretor e produtor teatral, destacando-se na coordenação de festivais internacionais e na gestão de projetos sociais. Destacam-se o espetáculo “Entre Quatro Paredes” e o projeto "Triálogo: Uma Conversa Sobre Literatura", que promovem reflexão e formação cultural. Sua atuação integra teatro, acessibilidade e impacto social. Atua também na assessoria cultural para artesãos e comunidades, integrando arte, cultura e impacto social.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar