Inaugurado em abril de 1999, o Dragão do Mar é um centro destinado ao fomento e a difusão da arte e da cultura. Com 30 mil metros quadrados de áera, o local conta com espaços como o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Dragão do Mar, as salas de cinema do Espaço Unibanco Dragão do Mar, o Anfiteatro Sérgio Mota, um auditório e o Planetário Rubens de Azevedo.
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, integrado ao centro histórico da cidade de Fortaleza e à Praia de Iracema, é um dos mais completos e relevantes equipamentos culturais do País. Inaugurado em 28 de abril de 1999, o CDMAC é um ambiente arquitetônico privilegiado, com espaços destinados à realização de diversas atividades culturais e artísticas, oferecendo aos múltiplos segmentos da população local, nacional e internacional oportunidades de lazer, circulação, produção, criação, formação, pesquisa e difusão artístico-cultural.
Contando com aproximadamente 14,5 mil metros quadrados de área construída, o Dragão do Mar contribui para a recomposição do espaço urbano da antiga área portuária e para a requalificação das edificações de grande valor histórico no corredor cultural da cidade. A arquitetura do centro se caracteriza por linhas arrojadas, concebidas pelos arquitetos cearenses Delberg Ponce de Leon e Fausto Nilo. Possui em seu entorno bares, restaurantes, lojas de artesanato e teatros.
O Centro Dragão do Mar é o maior dentre os equipamentos gerenciados pelo Instituto Dragão do Mar. Com mais de 1,5 milhão de visitantes ao ano, é um dos principais pontos turísticos do Ceará. Cerca de 90% da programação tem acesso gratuito ou a preços simbólicos, com o objetivo de formar plateia nas diversas linguagens artísticas, visitando exposições no Museu da Cultura Cearense, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará e na Multigaleria; se encantando com espetáculos cênicos, no Teatro Dragão do Mar, no Espaço Rogaciano Leite Filho e na Arena Dragão do Mar; assistindo a grandes filmes nas modernas salas do Cinema do Dragão; desbravando o Universo, no Planetário Rubens de Azevedo; e ainda curtindo shows locais, nacionais e internacionais, no Anfiteatro Sérgio Mota, no Auditório e na Praça Verde do Dragão.
Nos últimos sete anos (de 2012 a 2019), o CDMAC recebeu 10.002.931 visitantes em seus mais diversos eventos e programas.
Critérios de uso do espaço
Anfiteatro: No Anfiteatro Sérgio Motta, do Centro Dragão do Mar, são realizadas apresentações de artistas nacionais e locais, contribuindo para a divulgação do melhor da produção artística, sobretudo a musical. Conta com palco coberto e arquibancada ao ar livre, tratamento acústico, infraestrutura de camarins e banheiros. Capacidade: 658 lugares.
Arena Dragão do Mar: Espaço aberto para múltiplos usos, localizado em frente aos cinemas e teatro, onde ocorre a Feira do Fuxico no Dragão, apresentações artísticas de diversas linguagens, roda de hip hop, entre outros. Todos os eventos são gratuitos.
Auditório: Equipado com sistema de som, telão e projetor de vídeo, destina-se à realização de seminários, palestras, debates, workshops, e abriga diversos programas de formação de plateia. Capacidade: 108 lugares.
Ateliê de Artes: Espaço aberto que pode ser adaptado a formatos variados, recebe atividades de formação e capacitação em arte e cultura, principalmente oficinas e workshops relacionados à programação dos museus.
Espaço Mix: Espaço aberto de convivência, contíguo ao Auditório, onde ocorrem lançamentos de livros, discos, exposições de conteúdos diversos, seminários, encontros, exposições, além de outras atividades.
Espaço Rogaciano Leite Filho: Espaço aberto ao ar livre, com um palco fixo sob a passarela tendo ao lado a Rua José Avelino, o qual recebe apresentações de várias linguagens. Nele, ocorre ampla programação de Música, Teatro, Dança, Literatura, Culturas Tradicionais. Todos os eventos são gratuitos.
Mini-Anfiteatro: Anfiteatro localizado próximo à Biblioteca Pública Menezes Pimentel, entre o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o Museu da Cultura Cearense (MCC). Possui palco fixo e estrutura de camarins anexa. Pode ser usado para apresentações artísticas ou atividades de formação, como palestras e debates. Capacidade: 168 lugares.
Praça Historiador Raimundo Girão (Praça Verde): Arena ao ar livre, aberta, com arquibancadas fixas, onde ocorrem vários espetáculos e eventos importantes no Estado. Recebe espetáculos internacionais e nacionais, bem como feiras, shows, festivais de Dança, Música, Teatro, e ainda é palco de entretenimento para crianças, aos domingos, com o Programa “Brincando e Pintando no Dragão”. Capacidade: Até 4.000 pessoas.
Teatro Dragão do Mar: O Teatro Dragão do Mar possui palco à italiana e é o principal espaço do equipamento para as artes cênicas. A cena cultural cearense ocupa o espaço, por meio dos Editais Culturais do Dragão do Mar. Além de estimular a produção local, o Teatro também recebe produções nacionais e internacionais. Eventos de dança, música, cinema, debates e conferências fazem do Teatro não somente um local de promoção da pluralidade artística, mas também de discussão de ideias relacionadas às políticas sociais e culturais do Estado. A ideia é mesclar as produções e não concentrar ou segmentar as apresentações a um único tipo de público, recebendo programação de terça a domingo e contando com vários programas de formação de platéia. Capacidade: 269 lugares.
Cinemas: As salas do Cinema do Dragão foram reinauguradas em setembro de 2013. A programação é pensada semana a semana em consonância com a realidade local a fim de suprir as demandas do público, mas também surpreendê-lo. As duas salas foram totalmente reformadas, ampliadas e adaptadas para contemplar a acessibilidade a portadores de necessidades especiais, além de contarem com equipamentos de ponta em som e projeção, novos carpetes, poltronas de couro e assentos especiais que oferecem aos seus frequentadores o máximo de conforto. As salas contam com projetores digitais de dois tipos: o 2K, equipamento convencional, e o 4K, equipamento ainda pouco encontrado na cidade que oferece uma resolução de imagem quatro vezes superior aos televisores tradicionais. Capacidade: Sala 1 - 121 lugares; Sala 2: 172 lugares.
Multigaleria: Galeria para múltiplos usos, localizada em frente às salas de Cinema e ao Teatro, ao lado da arena sob o Planetário; onde ocorrem exposições de artes visuais, apresentações artísticas de diversas linguagens, ações formativas, performances, entre outras. Recebe visitação gratuita. A sala é climatizada e dispõe de iluminação em lâmpadas LED Par30 fixadas em trilho, com área total de aproximadamente 22m x 7m.
Varanda dos Museus: Espaço aberto para múltiplos usos, localizado entre o Museu da Cultura Cearense de Museus de Contemporânea; onde ocorrem exposições, vernissages, apresentações artísticas de diversas linguagens, ações formativas, entre outras. Recebe visitação gratuita.
Museu da Cultura Cearense
O Museu da Cultura Cearense (MCC) é um museu etnográfico que tem como proposta promover a difusão, a fruição e a apropriação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará, mediante ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação, visando a inclusão e desenvolvimento sociocultural. O MCC busca tornar-se um espaço inclusivo, de produção de conhecimento por meio da relação entre educação formal, não-formal e informal e expressar a cultura cearense de forma contextual e reflexiva, seus conflitos, contradições e temporalidades, valorizando a produção cultural dos cearenses, sua criatividade e diferentes formas de ser, estar no mundo, relacionar-se com o meio ambiente e com outros sujeitos sociais.
O MCC está subdividido em três andares, com estrutura física total de cerca de 800 m², contando com rampas para acesso às salas de exposições. Internamente apresenta portas blindex (vidro temperado), vitrines em blindex, espelhos, banheiros, um miniauditório com 32 lugares (para realização de palestras, conferências, cineclubes, reuniões, etc). As rampas possuem piso antiaderente, corrimões e pequenas janelas de vidro com trava de segurança interna. São seis salas de exposições, sendo as salas 1 e 2 no piso térreo, as salas 3 e 4 no piso intermediário e as salas 5 e 6 (exposição Vaqueiros) no piso inferior.
Museu de Arte Contemporânea
Formado por um conjunto de sete salões de exposições distribuídos em 700m2, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará dispõe de sistema de climatização e segurança dentro de rigorosas normas internacionais de museologia. Todos os seus espaços de exposição são equipados de modo a terem o controle de temperatura e de umidade relativa do ar, garantindo, desta forma, a perfeita distribuição e preservação das obras. O Museu de Arte Contemporânea (MAC) coloca o Ceará no circuito internacional das grandes exposições e garante aos artistas e à população cearense a oportunidade de entrar em contato com as mais atuais produções artísticas da arte moderna e contemporânea.
Educativo MAC
A proposta do educativo é atuar por meio de estímulos capazes de estabelecer diálogos com os visitantes, tendo como ponto de partida sua percepção, e leitura das obras, para a apreensão e construção de significados e representações possíveis. O educativo é composto por dez arte-educadores, estudantes de graduação em diversas áreas (Arquitetura, Artes Visuais, Cinema e Audiovisual, Letras, Design) três estagiários de nível médio e conta com parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) para estagiários de nível técnico, visando a interdisciplinaridade nas mediações e atividades educativas abrangendo diversos campos do conhecimento. Os educadores possuem experiência em mediação, realização de oficinas de criação e planejamento da ação educativa, atuando no Museu de Arte Contemporânea do Ceará que a cada bloco de exposições oferece um processo formativo. O Educativo visa atingir a diversidade do público de um Museu localizado em um Centro Cultural, bem como o público escolar, com ações voltadas diretamente às escolas e instituições de ensino, além do público de pessoas com deficiência. Dentre as ações, podemos destacar os programas como Museu em Fluxo, Bebê Dadá, Museu Acessível, Ciclos de Conversas/Oficinas e Mediação Poética.
NUDOC - Núcleo de Documentação e Registro
Localizado atualmente nas dependências do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC), o Núcleo de Documentação e Registro (NUDOC), inaugurado em 2001, é o espaço responsável pela reunião de todo o patrimônio histórico-documental produzido pelo Instituto Dragão do Mar, contribuindo de forma significativa para a geração de conhecimento, preservação e difusão da memória cultural do Estado. Possui uma coleção expressiva de itens documentais de caráter bibliográfico, iconográfico, arquivístico e multimídia, e atende às solicitações de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, artistas, produtores, estudantes, administração interna e ao público em geral.
O NUDOC tem como objetivo preservar a memória do Centro Dragão do Mar, catalogando e mantendo em arquivo permanente informações históricas sobre o CDMAC, através do registro dos eventos realizados em seus equipamentos específicos, observando os critérios de conservação exigidos pelas normas internacionais. Desta forma o NUDOC contribui para a preservação da memória da arte e cultura desenvolvida no Estado.
Biblioteca de Artes Visuais Leonilson
O espaço, especializado em artes visuais, possui aproximadamente 4.000 títulos entre catálogos, livros, periódicos científicos, folhetos e DVD's nas áreas de Artes Visuais, Literatura, Fotografia, Design, Museologia, História da Arte, Arquitetura e Urbanismo, Moda, Cinema, Teatro, Dança e Arte Contemporânea. A Biblioteca está localizada no primeiro piso do Museu de Arte Contemporânea. O serviço é gratuito e destinado não somente a pesquisadores e estudiosos na área de artes como também ao público em geral. Oferece consulta local, empréstimo, levantamento bibliográfico, pesquisa na Web e exibição de material multimídia. Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h15 às 18h.
Planetário Rubens de Azevedo
O Planetário Rubens de Azevedo oferece serviços de informações de cunho pedagógico, cultural e turístico aos diversos segmentos da sociedade. O maquinário foi adquirido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE) através de convênio com a empresa alemã Carl Zeiss AG. Possui cúpula espelhada de 10 metros de diâmetro e avançado equipamento que reproduz o céu com bastante fidelidade e simula os mais variados fenômenos astronômicos, da marca Zeiss, modelo Skymaster ZKP4 LED com projetores digitais VELVET DUO de alta resolução. Recebe agendamentos escolares e visitantes dos mais diversos perfis e origens. Capacidade: 63 lugares.