Descrição curta

Mulher. Preta. Artista e Ativista. Mora na cidade de Quixeramobim/CE. Estudante de História pela FECLESC/UECE, pesquisa os processos de aplicação da lei 10.639/2003, lei que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana nas instituições de ensino. Pesquisa também educação afro-brasileira, história da população negra diaspórica. Foi bolsista da pró-reitora de extensão pela FECLESC no projeto de Extensão Universitária: Educação das Relações Étnico Raciais e educação afro-brasileira no contexto da lei 10.639/03. Também foi bolsista do projeto de Extensão Educação das relações étnico-raciais em diálogo com a comunidade Quilombola Sítio Veiga em Quixadá. Formada em Audiovisual - cinema documental e outras linguagem. Integrante da Produtora Ressonância Preta e do Coletivo de Audiovisual do Semiárido ALGUEIRO. Tem construído ações de formação nas artes visuais e produzindo conteúdo para internet. Tem trabalhos realizados no cinema documental e na fotografia. Realizou o projeto Residência Artística Pousos e Pausas, que teve duas edições uma em 2018 e outra em 2021, e o projeto de Pesquisa e Memória do Povo Negro de Quixeramobim, ambos contemplados por editais culturais da SECULT/CE. Foi selecionada no projeto Artista Presente para ministrar eletivas de Fotografias nas Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral das cidade de Quixadá e Quixeramobim. Também tem produções com poesia, fanzines, colagens digitais, filme-cartas, ensaio e vídeos poemas. Aprovou projetos nos editais da Lei Aldir Blanc e participou de outros projetos, tais como o Cineclube Olho na Tela , realização da CASA ALGUEIRO.

Dados Pessoais

E-mail Público: ellem.de.andrade@gmail.com

Telefone Público: (88) 99809-9366

Descrição

Mulher Preta. Artista e Ativista. Integrante do Coletivo de Audiovisual do Semiárido Algueiro (CASA ALGUEIRO), atuante na cidade do Quixeramobim com ações cineclubistas, formações em artes visuais e intervenções. Faz . Estudante de História na FECLESC/UECE, pesquisa os processos de aplicação da lei 10.639/2003, lei que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana nas instituições de ensino. Foi bolsista da pró-reitora de extensão pela FECLESC no projeto de Extensão Universitária: Educação das Relações Étnico Raciais e educação afro-brasileira no contexto da lei 10.639/03. Também foi bolsista do projeto de Extensão Educação das relações étnico-raciais em diálogo com a comunidade Quilombola Sítio Veiga em Quixadá. Formação em audiovisual pelos projetos Patrimônio na tela (2014) e Doc. Sertão (2016) formações voltadas para o documentário e outras linguagens. Participou da produção de micro-documentários durante o processo de formação do curso Patrimônio na Tela (2014), tais como “Parque de Sensações”, “Mercado Velho” e “Damas de Barro” - como câmera, técnica de som e assistente de edição. Dirigiu o curta-metragem “Travessias”, um ensaio documental sobre um percurso que se repete. Rodado entre Quixeramobim e Limoeiro do Norte, Travessias acompanha homens que cruzam estradas levando e trazendo milho. O filme tem como ponto de partida a vida destes homens e das pessoas que vivem com eles e que cruzam seus caminhos. O Projeto foi contemplado no edital de Cinema e Vídeo da Secult/CE de 2014. Sendo finalizado durante o laboratório de Montagem em perspectiva, coordenado por Kiko Alves, dentro do projeto Doc. Sertão (2019), apoiado pelo XIII Edital Ceará de Cinema e Vídeo, entre agosto a outubro de 2019. “Travessias” foi selecionado para mostra competitiva da VII Mostra de Cinema de Iguatu.
Escreveu e aprovou projetos em editais culturais. Foi contemplada no X Edital das Artes com o projeto de Residência Artística: Pousos e Pausas. Outra ação que realizou foi o projeto de Pesquisa e Memória, aprovado pelo XI Edital de Incentivo as Artes, o projeto tem como título “Identidade Resistente: Pesquisa e Memória do Povo Negro de Quixeramobim”.
Trabalha com formação em artes visuais (fotografia, fanzines, audiovisual e cinema documental) com crianças e adolescentes no sertão central. Foi selecionada no Edital Artista Presente (2019), edital este que é uma parceria da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará com a Secretaria de Educação e da Coordenação das Escolas de Tempo Integral. Este projeto visa o contato das EEMTI com artistas locais para a elaboração e desenvolvimento de eletivas com temáticas e discussões voltadas para a produção criativa e artísticas dos estudantes.
Em 2020 foi coordenadora do Projeto Mulheres Negras em Movimento, uma realização do Instituto Jovens Rurais do Brasil (IJRBCE) através do Edital Defendendo Direitos da ONU MULHERES e da União Europeia, este projeto teve ações formativas com tematicas sobre direito das mulheres e combate ao covid, foi voltado para as mulheres Quilombolas do Quilombo Sítio Veiga em Quixadá-CE e aconteceu de forma híbrida.
Em 2020 aprovou o projeto "Vozes Insurgentes: Circuito de conversas com Mulheres Pretas" no edital Cidadania Cultural e Diversidade, da Secult/ce com recursos provinientes da Lei Aldir Blanc.
Em 2021 realizou a segunda edição da Residência Artística Pousos e Pausas, o projeto foi contemplado do Edital Arte Livre da Aldir Blanc - CE.
Nas horas vagas produz colagens manuais e digitais e escreve poesia. Trabalha com formações em artes visuais e produção de conteúdo para internet nas páginas do instagram @ressonância Preta, @femi.zine, @casaalgueiro, @manasnacena e no perfil pessoal @preta.elen

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar