Individual

Mestra Ana

Descrição curta

Ana Maria da Conceição, mulher simples que através de seu esforço e de sua motivação consegue manter viva a tradição dos Dramas Cantados, entre outras expressões da cultura popular.

Dados Pessoais

E-mail Público: mestreana.dramatiangua@gmail.com

Telefone Público: (88) 98129-6429

Descrição

Ana Maria da Conceição, mulher simples que através de seu esforço e de sua motivação consegue manter viva a tradição dos Dramas Cantados.
Nascida e criada na Comunidade de Tucuns, no município de Tianguá, Dona Ana sempre conviveu com as brincadeiras e folguedos populares desde a infância, tendo na encenação dos Dramas, seu principal interesse.
Aos 54 anos consegue revitalizar a brincadeira e forma um grupo de dramistas com outras mulheres da comunidade que também conhecia a tradição.
Diplomada Mestra através do Edital dos “Tesouros Vivos da Cultura” do Estado do Ceará - 2008, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).
Mestra Ana e seu grupo é reconhecido como iniciativa exemplar do Brasil no categoria de cultura popular pelo Ministério da Cultura através de sua Secretaria de Diversidade Cultural. (Premio de cultura popular – Mestre Duda -100 Anos de Frevo, do Ministério da Cultura/2007).
Como coordenadora do grupo, Dona Ana tem como missão fortalecer a pratica dos Dramas, como representação viva dos modos de fazer e dos saberes dos residentes de Tucuns, revelando nas apresentações as experiências de vida do cotidiano local.
Composta por um grupo adulto de 12 senhoras na faixa etária de 52 á 80 anos e um grupo mirim composto de 10 crianças e adolescentes na faixa etária de 08 á 16 anos, onde através dos dramas essas mulheres conseguem expressar a fé e a resistência, socializando com netas, bisnetas e outras parentas a identidade cultural da comunidade, possibilitando o repasse da tradição.
Neste contexto, Dona Ana constitui-se peça fundamental no processo de difusão e preservação dos Dramas Cantos como patrimônio imaterial do município, do estado e do Brasil.

Vídeos

Galeria

1  2  3  4  5  6  7  Próxima página
evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar