Descrição curta

A Aldeia da Luz é um Instituto sem fins lucrativos para ações bioempreendedoras, pesquisa, projetos e programas em cultura popular, educação, permacultura, veganismo, arte, saúde e espiritualidade. Tem como finalidade propor ações de desenvolvimento humano de forma sustentável na região do cariri cearense.

E-mail: institutoaldeiadaluz@gmail.com

Telefone Público: (88) 98129-6852

Descrição

A Aldeia da Luz é um Instituto sem fins lucrativos para ações
bioempreendedoras, pesquisa, projetos e programas em educação, permacultura, veganismo, arte, saúde e espiritualidade. Tem a missão de educar para regenerar ecossistemas através de ações sociais, culturais e ambientais com fins de recuperar, preservar e celebrar a biodiversidade planetária. Seu propósito é a prática contínua de ações educativas, orientadas por uma visão científica não antropocêntrica, multidimensional, dialógica e sistêmica, desde
os saberes sociais e culturais dos habitantes dos territórios locais.

A finalidade de suas ações é promover modelos de sociedades
humanas onde existam relações cooperativas, colaborativas e
amorosas entre todos os seres – humanos e não humanos – da
Terra e do Cosmos. Nesse sentido, objetiva religar os saberes
ancestrais e científicos, a começar dos conhecimentos das coisas externas (ecossistemas naturais e sociais) e das coisas internas (corpo e mente), até aqueles das áreas extrafísicas (noosfera e espiritualidade), concebendo esses campos como partes interconectadas de um todo.

O Instituto Aldeia da Luz vem desenvolvendo projetos de sustentabilidade e regeneração da região do Cariri cearense desde 2010, com a criação da primeira unidade permacultural local - Aldeia da Luz, localizado na cidade de Barbalha.

Sua estratégia é fomentar e disseminar – plantar -, escolas e espaços transculturais sustentáveis, educando para uma holo-visão das comunidades local.

Ao longo desse trajeto desenvolve diversas ações, como a campanha ecológica de “reflorestar o Nordeste, o Brasil e o mundo”, distribuição de sementes nativas, plantio de mudas na região e chapada do Araripe, cursos, capacitações para autodesenvolvimento e autorresponsabilidade dos agentes sociais, oficinas de alimentação: vegetariana, natural e orgânica, educação e respeito aos animais, entre outros.

Além disso o Instituto Aldeia da Luz é conveniado com a Universidade Federal do Cariri - UFCA, onde oferece estágios para os estudantes, parcerias de apoio a projetos acadêmicos como à especialização latu-sensu em permacultura - sistema de design para recupera ecossistemas, desta IES, entre outras atividades.

Parceiro da Rede Mnemosine de Mulheres Cordelistas, Cantadoras e Xilógrafas, criada pela artista Josy Correia da Cia. Catirina e do projeto Trovadoras Itinerantes em 2013, a partir da pesquisa de Fanka Santos, fundadora do Instituto Aldeia da Luz. Uma parceria que desenvolve acervos e produções literárias, eventos, feiras, recitais, ações culturais e artíticas em torno da cultura popular, artes cênicas e musicais, contação de histórias, literatura de cordel e cantoria. O Instituto Aldeia da Luz é criador do projeto Café Cordel em parceria com a rede.

Promove ainda o bioempreendedorismo para geração de novas economias solidárias locais, limpos, emergentes e conscientes; ações antiespecistas, antirracistas e antimisóginas; fomentando práticas culturas ancestrais indígenas e negras; a disseminação do veganismo, agroecologia e agroflorestas como ações conscientes para um novo estilo de cultura humana.

O Instituto Aldeia da Luz compreende que o futuro já é hoje, o amanhã começa agora! Nesse sentido, promove projetos educativos como escolas livres, como Pé d’Escola, um espaço de
implementação da permacultura, desde 2014, mais que ganhou a
constituição de várias tecnologias sociais, a partir de fevereiro de 2021, quando um dos membros do Instituto Aldeia da Luz financiou a construção destes espaços.

Ponto de Cultura e espaço multicultural de referência na região do Cariri, a Aldeia da Luz é multiplicadora de ações comunitárias e humanitárias através das artes, da ciência e da consciência.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Rejane Ferreira

Presidenta do Instituto de Permacultura da Caatinga Aldeia da Luz. Nutricionista Pós em Nutrição Vegetariana, Permacultura, Nutrição fitoterápica. Pioneira em projetos infantis (Hortoterapia). Palestrante, oficineira de alimentação vegetariana e fermentados. Coordenadora pelo Instituto, dos três Seminários de SAN do Cariri realizado em parceria com UFCA e RASSAN e I cariri agroecológico.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar